Geral

Prefeitura detalha planejamento para o São João em Maceió

Por Assessoria 19/06/2018 11h11
Prefeitura detalha planejamento para o São João em Maceió
Secretários Ivon Berto (Semscs), Vinícius Palmeira (Fmac) e Antônio Moura (SMTT) falaram sobre o São João de Maceió - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Secretaria Municipal de Segurança e Convívio Social (Semcs) e da Superintência de Transporte e Trânsito (SMTT), detalhou, na manhã desta terça-feira (19), durante encontro com a imprensa no Hotel Jatiúca, o planejamento para o São João na Capital. Em pauta, a segurança e o ordenamento dos ambulantes no Arraial Central, que está sendo montado em Jaraguá, estrutura física e organização do trânsito no entorno da festa.

Durante os dias, 22, 23, 24, 29 e 30, o tradicional bairro do Jaraguá será o principal cenário dos festejos juninos da capital alagoana. Dezenas de atrações locais, regionais e nacionais darão o tom do São João de Maceió. As apresentações acontecerão em três palcos instalados no estacionamento do Jaraguá e nas Praças Dois Leões e Marcílio Dias.

“É um retorno triunfante. Temos uma cidade linda com um dos litorais mais belos da América do Sul. Há uma rede hoteleira que atende às necessidades dos turistas. E, sobretudo, temos tradição, forró, zabumbeiro e um povo que curte São João. Tudo isso garante a sustentabilidade que uma festa dessa precisa. Espero que aumentem nossas divisas. Enfim, faremos uma festa de grande abrangência, que possibilitará uma competitividade com outros locais de maior tradição”, ressalta o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira.

Mais de 100 ambulantes inscritos receberam a permissão da Prefeitura para vender em Jaraguá. Cada um deles, conforme definido, irá receber a definição do local exato para comercializar seus produtos.

O secretário da Semcs, Ivon Berto, deu detalhes sobre a logística da festa. “É um grande evento que entra na rota nacional das Festas Juninas. Estamos concorrendo com grandes municípios. A partir daí, trabalhamos para garantir toda a segurança de uma festa de grande porte. Há um trabalho integrado com a Guarda Municipal, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Toda a área, que estará divida em cinco setores e contará com guardas municipais e equipes do convívio social, será monitorada por câmeras”, disse.

Trânsito

No dia do evento em Jaraguá, os bloqueios já começam a partir das 16h. Por dia serão cerca de 30 agentes responsáveis por coordenar o trânsito. Um ponto de destaque é o desvio no Sesc Poço onde os ônibus vão até a Buarque de Maceió e em seguem direção à praia, experiência realizada durante o Maceió Verão.

Em relação ao trânsito, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Moura, disse que a SMTT trabalha para garantir a mobilidade no entorno do evento. “Os desvios serão feitos para os carros de forma geral e para o transporte coletivo. Tudo isso para que as pessoas possam prestigiar a festa com tranqüilidade, com fluidez no trânsito. Além disso, para evitar congestionamentos no entorno da festa, a gente aproveita para pedir que as pessoas deixem seus veículos em casa. Peguem um aplicativo ou táxi ou uma carona, mas evitem ir de carro, principalmente, se tiver a intenção de consumir bebidas alcoólicas”, orientou o gestor da SMTT.

Descentralização

No entanto, o São João não se resume ao bairro histórico de Jaraguá, pois outros 72 pontos receberão arraiais, dos quais 32 foram incentivados por meio de editais.

“Vamos fazer certamente o maior São João que a nossa cidade já viu. Continuar incentivando os arraiais nos bairros da cidade e também vamos fazer um grandioso São João na região de Jaraguá. Será um evento que não ficará devendo para nenhum dos grandes do Brasil. Vai ser uma festa muito bonita”, disse o prefeito Rui Palmeira.

A programação do Arraial Central está recheada de atrações: Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Eliezer Setton, Saia Rodada, Lula Sabiá e demais cantores. Confira a programação completa aqui.