Meio ambiente

Serviço Geológico divulga primeiras informações sobre rachaduras no bairro do Pinheiro

Especialistas ainda estão colhendo as primeiras informações

Por Divulgação 26/06/2018 18h06
Serviço Geológico divulga primeiras informações sobre rachaduras no bairro do Pinheiro
Comissão ainda está em Maceió realizando estudos - Foto: Assessoria

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou nesta terça-feira (26) as primeiras informações sobre o estudo das rachaduras no bairro do Pinheiro, em Maceió. A força tarefa é composta por pesquisadores de Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte e Recife, especialistas em risco geológico.

“Estamos apenas começando a investigação. É um bairro inteiro que apresenta indícios de movimentação de massa. Esse trabalho em campo de coleta de dados é essencial. Vamos fazer uma análise minuciosa e indicar para a Defesa Civil qual é o grau de risco dos pontos mapeados e quais precisam ser monitorados”, explica Thales Sampaio, assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, que esteve em Maceió.

“Ainda é cedo para fazer qualquer tipo de afirmação pela complexidade do fenômeno. Todas as hipóteses estão sendo avaliadas. Só depois dessa avaliação criteriosa é possível prever qual tipo de intervenção deve se feita no bairro”, afirma Sampaio.

Sandra Fernandes, chefe da Divisão de Geologia Aplicada, que também está em Maceió levantando dados e evidências de movimentação de massa, conta que a equipe está mapeando e delimitando os pontos e abrangência das fissuras para informar à Defesa Civil quais devem ser monitorados.

Ela afirma que nos próximos dias especialistas da CPRM em geofísica desembarcam na cidade para ajudar na investigação. “Esse diagnóstico inicial vai indicar quais equipamentos e métodos de geofísica são apropriados”. A pesquisadora adianta que serão feitas varreduras rasas e profundas no subsolo do bairro para verificar se existem e onde estão localizadas zonas de fratura.

Desde a semana passada, acompanhados pela Defesa Civil do município de Maceió, eles estão percorrendo o bairro Pinheiro e seus arredores, conversando com moradores e vistoriando ruas, casas e prédios em busca de evidências de movimentação de massa.