Política

Prefeito Rui Palmeira inaugura terceiro Parque Infantil Sustentável

Por Assessoria 03/07/2018 13h01
Prefeito Rui Palmeira inaugura terceiro Parque Infantil Sustentável
Prefeito Rui Palmeira entrega 3º Parque Infantil Sustentável - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira e o vice-prefeito Marcelo Palmeira inauguraram, na manhã desta terca-feira (03), na orla de Ponta Verde, o terceiro Parque Infantil Sustentável de Maceió. O novo utilitário público, que conta com diversos brinquedos esculpidos em madeira provenientes de reflorestamento, foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e as empresas Hotel Ponta Verde e Maceió Mar Hotel.

“Quero agradecer aos empresários que fazem parte do Hotel Ponta Verde e Maceió Mar Hotel. A Prefeitura só fez ceder o espaço, não houve custo para o Município. É uma área pública que recebe investimento privado. O alagoano ou turista pode curtir esse espaço que é espetacular para a criançada. São brinquedos de qualidade, duráveis e sustentáveis. A gente conclama a iniciativa privada para levar espaços como esses para outras áreas da cidade, disse o prefeito Rui Palmeira”,

Após inaugurado, a Prefeitura fica responsável por fazer a manutenção do local. Deste modo, os maceioenses podem ajudar a manter o espaço. Qualquer ato de vandalismo deve ser comunicado à Guarda Municipal ou à Polícia Militar.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira falou da importância de projetos para ocupação de espaços públicos. “É sempre importante cuidar das áreas públicas. Um espaço como esse é uma opção de lazer para a criançada. É um parque auto-sustentável e moderno. Parabéns para todos os envolvidos nessa iniciativa”, pontou.

“Para o turismo é fantástico, pois Maceió é um destino de família. Foi eleito por diversos veículos especializados como um dos melhores locais para viajar com crianças. É um grande diferencial ter um espaço para os pais curtirem a praia e com a certeza de que os filhos estão em um lugar seguro e com infraestrutura. A cada iniciativa dessa a nossa cidade se torna um destino competitivo. A gente segue com o objetivo de tornar Maceió um destino referência para o Brasil e o mundo”, enfatizou o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão.

A criançada marcou presença para aproveitar a novidade. “Eu gostei muito desse parquinho. Eu vim outras vezes com minhas primas. A gente já frequentava muito a praia. E agora riremos mais vezes para aproveitar”, disse Lara Vieira, de 12 anos. A amiga Itauana dos Santos, que também tem 12 anos, ficou feliz com iniciativa. “É a primeira vez que venho e achei bem legal. Vou voltar”, complementou.

Rodrigo Godê, turista de Brasília, pai da pequena Júlia, de 4 anos, aprovou a iniciativa. “Eu acho bastante importante essa atitude da Prefeitura de poder propiciar essa diversão para a criançada. Espero que esse espaço se mantenha aqui. A gente percebe que são equipamentos novos. Essa iniciativa de trazer as crianças do meio eletrônico é de suma importância. Ter um espaço para gastar energia é uma questão de saúde”, destacou.

O representante do Hotel Ponta Verde, Maurinho Vasconcelos, estava entusiasmado com o projeto. “A gente sempre teve a vontade de contribuir com a nossa cidade. Nós amadurecemos essa ideia com a Prefeitura. É um espaço para o turista e o maceioense. Um projeto tão bonito e especial. Estamos muito felizes em contribuir com essa iniciativa”, destacou.

“Nós tivemos essa ideia com o Hotel Ponta Verde. Era uma área que estava sem uso. Quando vimos outros parquinhos da cidade, resolvemos procurar a Prefeitura. A nossa ideia é fazer com que esse espaço seja um marco na infância de muitas crianças. É um presente que estamos dando para todos os cidadãos. Esperamos que as pessoas preservem”, pede a diretora do Maceió Mar Hotel, Adriana Vasconcelos.

Equipamentos sustentáveis

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli, o objetivo da Prefeitura é oferecer cada vez mais opções de lazer para a população de Maceió. “Nós estamos entregando mais uma área de lazer para as famílias. A Prefeitura, através de iniciativas como estas, acaba requalificando a nossa orla e dando mais opções de divertimento para os maceioenses”, disse o titular da Semds.

Com a utilização do eucalipto e do pinus, que são altamente resistentes, este espaço reforça o compromisso da Prefeitura com o meio ambiente e também em entregar equipamentos com baixo custo de manutenção e de grande durabilidade,

Otávio Tavares, diretor da Amaru Sustentabilidade, empresa responsável pela fabricação dos equipamentos do parque, enfatizou a importância da responsabilidade ambiental na concepção do projeto.

“Esse já é o terceiro parque que a gente monta aqui na praia. É um material que vem de área de reflorestamento. A gente trabalha com madeira sustentável e tratada, com no mínino 10 anos de vida útil. A intenção é colocar mais brinquedos e estrutura nas praças públicas de Maceió e de outras regiões de Alagoas”, destacou.

Energia Renovável

O representante da empresa D’Solare Energia e Inovação, Diego Uchôa, falou de implantação de um painel solar no local. “A gente fez aqui um parquinho realmente sustentável. Vamos utilizar a energia solar para abastecer tomadas e, desta forma, poder carregar o celular dos pais que vêm acompanhar as crianças. Durante o dia, a placa gera energia e alimenta as tomadas de forma imediata. À noite, como não tem sol, há uma bateria que irá fazer essa função”, explicou.