Cultura

Sessão Encontro do Cine Arte tem exibição especial nesta quarta-feira (4)

Longa-metragem retrata a história de um triângulo amoroso, que tem a ditadura militar como pano de fundo

Por Agência Alagoas 04/07/2018 08h08
Sessão Encontro do Cine Arte tem exibição especial nesta quarta-feira (4)
Longa-metragem ‘Amores de Chumbo’ - Foto: Divulgação

O Cine Arte exibe, nesta quarta-feira (4), o longa-metragem ‘Amores de Chumbo’, dirigido pela pernambucana Tuca Siqueira, na Sessão Encontro, às 19h45, no Centro Cultural Arte Pajuçara. A sessão será seguida de debate com a equipe de produção do filme. O evento é aberto ao público e os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).

Amores de Chumbo’ é o segundo longa-metragem produzido pela cineasta, cuja linha de trabalho é quase sempre relacionado a ex-militantes políticos da época da ditadura militar do Brasil.

Filha de Luciano Siqueira, vice-prefeito de Recife, que foi preso e torturado no governo militar, Tuca Siqueira é produtora de oito curtas-metragens e um documentário com esta temática. "É difícil fugir desse caminho. Cresci muito perto da realidade da ditadura, com as histórias de familiares. É um assunto que faz parte da minha vida”, conta.

A trama é composta por um triângulo amoroso na terceira idade, que acaba quebrando os padrões românticos comuns e que tem como pano de fundo os anos de chumbo do Brasil, como é conhecido o período da ditadura militar no país. Uma narrativa que trata sobre a relação de um casal com 40 anos de casamento e o que acontecerá com a volta de um amor do passado.

A produção do filme relatou que ainda que este seja o foco, a política realizada naquela época não foge das reflexões e debates do público após a exibição do filme. “Não tínhamos noção que lançaríamos o filme nesse momento político que vivemos agora, de uma democracia e cultura extremamente ameaçadas”.

O filme que já foi exibido no Festival do Rio 2017 e na 41ª Mostra de Cinema de São Paulo, passou por 19 cidades e agora faz o circuito de cinema de arte.