Eleições 2018

Cai em 25% o alistamento de novos eleitores em Alagoas

Descrença na política é um dos principais motivos para a queda

Por 7Segundos com Rádio Gazeta 09/07/2018 14h02
Cai em 25% o alistamento de novos eleitores em Alagoas
Eleições 2018 - Foto: Reprodução

Em relação à eleição realizada em 2016, o número de jovens que fizeram seu alistamento eleitoral diminuiu em 25%. Os dados da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apontam que a descrença na situação política do país é o principal motivo do afastamento desse tipo de eleitor.

Para incentivar a participação do eleitorado jovem, desde o ano passado, o TRE visitou escolas para apresentar aos estudantes a importância do processo eleitoral. Para os que já completaram 16 anos e não fizeram o título, o cadastramento eleitoral será retomado somente no dia 03 de novembro, quando termina o calendário das eleições 2018.

Outra novidade para este ano é o aplicativo para smartphones, o E-Título. Criado pelo TSE, pode ser baixado pelo Android ou IPhone, e nele o cidadão pode ter seu título digital. Como Alagoas já possui o sistema 100% biométrico, o eleitor só precisa levar o celular, pois a foto e os dados de identificação já estarão disponíveis no aplicativo.

O E-Título também está o mapa do local onde o eleitor irá votar, assim como as rotas para sair de onde está até o colégio eleitoral.