Cultura

Vanessa da Mata se apresenta dia 14 em Maceió

A cantora traz novo show para os maceioenses

Por Assessoria 10/07/2018 18h06
Vanessa da Mata se apresenta dia 14 em Maceió
Vanessa da Mata estará em Maceió com novo show - Foto: Assessoria

Revelada nos anos 2000, a cantora Vanessa da Mata se tornou uma das grandes vozes da MPB. Ela desembarca no próximo dia 14 de julho para um novo show.

Nesses mais de 15 anos de carreira musical, como classificaria sua trajetória?

Vanessa da Mata: Eu tenho verdadeiro orgulho de tudo o que eu já fiz na minha carreia. Tive muitas lutas e dificuldades desde o inicio. Tive oportunidades para me corromper o tempo todo, para cantar músicas e gêneros que eu não acreditava, por exemplo. Eu acreditava que minhas letras eram as que eu gostaria de cantar mesmo, minhas melodias. Por muitos anos eu ouvi pessoas falando que eu jamais faria sucesso, que eu não ia ser popular. Eu venho do povo e sempre optei manter a qualidade, mas também queria que minha música fosse algo para todos.

Existe algum sonho profissional que ainda não foi realizado? Exemplo, uma parceria musical.

Vanessa da Mata: No começo da minha carreira, com 21 anos, eu cantei uma música minha e de Chico César com Maria Bethânia. Em seguida, com 22, eu cantei com Caetano Veloso e Maria Bethânia. Tive a sorte de realizar os meus sonhos muito sonho. Mas, ao mesmo tempo, existem pessoas famosas mundialmente que eu gostaria de trabalhar, outras brasileiras. Omara Portuondo é uma delas, e será mais um sonho realizado. Essa mulher eu admiro há muito tempo.

Como nasceu o projeto “Caixinha de Música”?

Vanessa da Mata: Caixinha de Música surgiu de um momento onde eu me sentia uma caixa de ressonância. Nasceu da ideia de poder cantar qualquer coisa, qualquer assunto, como se todos os assuntos pudessem ser musicados. Caixinha, para mim, é um renascimento musical, renascimento da minha concepção de arte. Os arranjos eletrônicos, as novas músicas, até uma fase nova da minha vida, junto com letras que marcam o Brasil, como “Gente Feliz”. Esse dvd é o registro meu de um momento que eu gosto muito.

É cedo para perguntar sobre novidade ou você pretende passar mais tempo na estrada com “Caixinha de música”?

Vanessa da Mata: Caixinha já passou por todo o Brasil. Agora, além de Maceió, os próximos shows serão em algumas cidades de Portugal e Londres. Sobre novidade temos os shows que farei ao lado da cantora cubana Omara Portuondo, “’Último Beijo Tour”, com estreia marcada para o dia 06 de outubro, no Tom Brasil, em São Paulo. Estou muito eufórica e feliz com esse novo projeto.

Depois de tantos anos você retorna a Maceió, quais as suas expectativas para esse retorno? E o que nós, alagoanos, podemos esperar?

Vanessa da Mata: Eu me lembro do último show e fiquei impressionada com tamanha ausência. Mas o público alagoano pode esperar a maior alegria possível, porque eu vou fazer com que esses anos sejam esquecidos rapidamente. Venham assistir!