Alagoas

Correios em AL perde mais de 400 servidores nos últimos anos

Servidores querem apresentar dados ao presidente da empresa que está no Estado

Por Marcos Filipe Sousa 13/07/2018 16h04
Correios em AL perde mais de 400 servidores nos últimos anos
MPT instaura procedimento para apurar precarização nos Correios em Alagoas - Foto: Assessoria

Servidores dos Correios em Alagoas realizaram uma mobilização na frente da Central de Distribuição no Distrito Industrial, em Maceió, para receber o presidente nacional da empresa, Carlos Fortner, durante sua visita ao local na tarde desta sexta-feira (13).

Os funcionários cobram da diretoria melhores condições de trabalho e convocação da reserva técnica do concurso de 2011. “Estamos sofrendo há dois anos com falta de pessoal e estrutura”, informou o presidente do sindicato dos servidores dos Correios, Altannes Holanda. 

O sindicato quer a convocação dos aprovados no último concurso. “Foram 250 pessoas que chegaram a fazer o teste físico e aguardam a convocação”, relatou.

Ele explicou que nos últimos anos, a empresa perdeu mais de 400 funcionários que saíram em programas de demissão incentivada criados pelos Correios ou através de aposentadoria. “Erámos 1.300 trabalhadores e hoje estamos com 900”.

Somado a este problema no número de carteiros, o representante ainda fala da falta de veículos para a distribuição das encomendas. “Temos 21 carros e 20 motos paradas sem manutenção”.

Eles dizem que sofrem junto com a população. “Também somos clientes do Correios, e assim como os demais, também temos nossas correspondência atrasadas. A qualidade acaba caindo”.

De acordo com os servidores, os Correios alegam que a empresa passa por uma crise financeira e não pode contratar mais funcionários, mas segundo dados recentes, a empresa faturou no ano passado R$ 20 bilhões.

“Essa história de crise é falácia e quem mais sofre é a região Nordeste com a falta de investimento”, completou  Altannes.