Brasil

Mulher consegue na Justiça autorização para cultivo medicinal de maconha

Por TNonline 13/07/2018 21h09
Mulher consegue na Justiça autorização para cultivo medicinal de maconha
Mulher consegue na Justiça autorização para cultivo medicinal de maconha - Foto: Reprodução/TNonline

Uma mulher residente em Curitiba, de 38 anos, obteve na Justiça autorização para cultivo medicinal de maconha. Portadora de um tumor cerebral desde 2011, ela passou a sofrer com o alto custo da importação do óleo de canabidiol, o que motivou a ação.

Ela passou a conviver com a doença em 2011 e até tentou o tratamento tradicional, mas os efeitos não foram os esperados. Na busca por um tratamento alternativo, ela encontrou o óleo de canabidiol, que possui um valor altíssimo de importação e isso dificultava a aquisição do produto. 

Como ela percebeu evolução no tratamento, iniciou o cultivo na clandestinidade, mas por medo de uma batida policial, ela optou por procurar a Justiça e obter a autorização.

O canabidiol foi retirado da lista de substâncias proibidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde janeiro de 2015. A importação de medicamentos à base de maconha, se aprovado, passa por um procedimento de bagagem acompanhada, por remessa expressa ou por registro do licenciamento de importação. No caso desta curitibana, porém, o tratamento esbarrou no custo.

A importação para a família custava até R$ 3 mil, o que motivou o pedido. Como condições do salvo-conduto, a curitibana deve cultivar a maconha em até um metro quadrado e seguir um rigoroso cronograma apresentado à Justiça. Todos os exames realizados por ela, com a mostra da evolução no tratamento, também foram anexados ao processo.