Tecnologia

Menina de 17 anos pode ser a primeira pessoa a pisar em Marte

A jovem Alyssa Carson está dedicando os próximos anos da sua vida para participar de missão tripulada ao planeta vermelho

Por G1 17/07/2018 09h09
Menina de 17 anos pode ser a primeira pessoa a pisar em Marte
Jovem foi aceita no programa de formação de astronautas da NASA. - Foto: (WIKIMEDIA/NASABLUEBERRY )

Com apenas 17 anos, a norte-americana Alyssa Carson está sendo treinada pela NASA para possivelmente ser a primeira pessoa a pisar em Marte. Ela foi a candidata mais nova a ser aceita no curso Advanced PoSSUM Academy, curso especial (e espacial) para quem quer se tornar astronauta.

Carson tem o sonho de se tornar astronauta desde pequena, quando assistia ao desenho Os Backyardigans. Na animação, cinco animais se divertem em várias aventuras imaginárias – um dos episódios foi uma missão em Marte. “Pensei: o planeta vermelho é tão legal”, ela disse em entrevista à revista Teen Vogue. “Eu tinha um mapa gigante de Marte no meu quarto. Comecei a pegar telescópios para olhar o espaço."

A jovem ainda está no colégio e estuda todas as matérias em quatro línguas: inglês, espanhol, francês e chinês. Ela mora em Hammond, no estado da Lousiana (EUA).

A NASA oficialmente não permite que ninguém com menos de 18 anos se torne astronauta, mas a agência está trabalhando bastante para que Carson tenha sucesso quando a hora dela chegar. A missão para Marte está prevista para ocorrer em 2033, quando ela terá 32 anos de idade. Será a primeira vez que um ser humano visitará o planeta pessoalmente.

Se tudo der certo, a garota passará três anos no planeta vermelho cultivando alimentos, realizando experimentos científicos e buscando por novos sinais de vida. Segundo ela, o filme Perdido em Marte, estrelado por Matt Damon, dá uma boa ideia do que ela pode passar. Que ela não passe tantos perrengues quanto o personagem do longa — e seja muito bem-sucedida.