Brasil

Médico conhecido como Dr. Bumbum tem passagem pela polícia por homicídio, porte de arma e ameaça

Médico que fez cirurgia estética em paciente em cobertura na Barra da Tijuca tem 650 mil seguidores no Instagram.

Por G1 17/07/2018 11h11
Médico conhecido como Dr. Bumbum tem passagem pela polícia por homicídio, porte de arma e ameaça
Denis Cesar Barros Furtado, o Dr. Bumbum - Foto: Reprodução/Instagram

O médico Denis Cesar Barros Furtado, que realizou procedimento estético na cobertura de um apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, que resultou na morte de uma paciente, tem anotações criminais antigas por homicídio, porte ilegal de arma e ameaça; na Justiça, é reu em mais de dez ações.

Ele e a mãe, também médica, estão foragidos. A namorada de Denis, Renata Fernandes, que trabalhava como secretária da clínica, está presa.

Segundo a delegada Adriana Belém, da 16ª DP (Barra da Tijuca), quatro pessoas participaram do procedimento que levou à morte de Lilian Calixto.

Denis Furtado, o Dr. Bumbum: ele não poderia trabalhar no Rio, porque só tem registro ativo nos conselhos regionais de Goiás e Distrito Federal

Maria de Fátima Barros, médica: a mãe de Denis também não podia atuar no Rio; seu registro foi cassado.

Parentes contaram que Lilian saiu de Cuiabá, em Mato Grosso, onde morava, para fazer um procedimento estético nos glúteos. Ela passou por complicações e foi socorrida ao Hospital Barra D'Or em estado extremamente grave, segundo a unidade de saúde, e acabou morrendo na madrugada de domingo (15).

A delegada conta que Lilian foi para a casa de Denis de táxi, no sábado à tarde, e pediu que o motorista a esperasse. Durante todo o tempo ela ligava pra o taxista para informar que estava tudo bem, mas que o procedimento estava atrasado.

Por volta das 22h, o taxista, preocupado, ligou para Lilian. O médico então desceu, deu R$ 300 ao motorista e o dispensou, dizendo que Lilian ia demorar porque era um jantar.

Médico fugiu de cerco e destruiu cancela
"O taxista ficou desconfiado e viu quando o médico saiu de carro levando a paciente para o Barra D'Or. E ligou para uma amiga da Lilian, que tinha feito o procedimento tempos atrás e indicado o médico", contou a delegada.

Adriana Belém falou que Lilian chegou acompanhada de Denis e Renata no hospital. Ele se apresentou como médico, mas não informou nada sobre o procedimento estético. Quando a paciente morreu, ele e a namorada foram embora. "A diretoria do hospital contou que Lilian, que ainda estava lúcida, descreveu o que havia acontecido", disse a delegada, que foi informada da morte pelo hospital.

"Conseguimos achar esse taxista, que acabou nos levando à suposta clínica, que é um salão de beleza. Depois que a paciente morreu, Renata ligou para o taxista para entregar os pertences de Lilian a ele. Eles marcaram no Downtown, onde fica o salão. Fomos atrás e prendemos a Renata. O Denis fugiu arrebentando cancela e tudo. A PM encontrou depois o carro dele abandonado", narra.

“Quando a vítima contratou esse serviço, ela pensou que seria feito num consultório. Como já levantamos, ele faria isso com outra cliente, que acabou desistindo", disse a delegada Adriana Belém.

Médico tem 645 mil seguidores em rede social
Denis Furtado é popular nas redes sociais, onde ele mesmo se fez conhecer pelo apelido de Dr. Bumbum. Apenas no Instagram, ele conta com mais de 645 mil seguidores. Lá, ele dá dicas de saúde e exibe os resultados de antes e depois dos procedimentos estéticos que realiza. Estas são as mais populares e chegam a contar com dez mil curtidas.

Renata Fernandes, a namorada: começou a cursar Técnica de Enfermagem, mas abandonou os estudos.

Rosilane Pereira da Silva, empregada: segundo a polícia, emprestava o nome para a abertura da clínica, que na verdade é um salão de beleza.

Todos os quatro foram indiciados por homicídio doloso qualificado e associação criminosa.

A Justiça entendeu que não era necessária a prisão de Rosilane, mas todos serão indiciados. "A mãe e o filho estão com prisão temporária pedida", disse a delegada.

Na delegacia, Renata negou qualquer participação na cirurgia e afirmou que sua função era administrativa e que trabalhava como secretária. Segundo ela, o médico sempre disse que o procedimento era ambulatorial e que não era necessário usar sala cirúrgica.

Dez processos na Justiça
O médico é réu em mais de 10 processos no Tribunal de Justiça do Rio. Num deles, junto com a mãe, por conta da venda de um apartamento. O comprador alega que pagou R$ 100 mil, além de ter pago dívidas de condomínio e IPTU, mas o imóvel teria sido invadido por Maria de Fátima, que teria se recusado a assinar a escritura.

Ela alega que não invadiu o apartamento porque não sabia que tinha sido vendido e que a venda foi feita por uma intermediária que não tinha procuração para a negociação.

Na polícia, constam as seguintes passagens:
Homicídio (1997)
Porte de arma (2003)
Crime contra a ordem pública (2003)
Resistência a prisão (2006 e 2007)
Exercício arbitrário da própria razão (2007) - quando a pessoa excede no direito de reagir em legítima defesa
Violação de domicílio (2007)

Como foi o procedimento
Em um post do dia 14 de junho, ele oferece o procedimento de bioplastia peniana, onde seria possível aumentar o tamanho e espessura do órgão sexual masculino.

No YouTube, onde possui um canal, é bem menos popular. Lá ele conta com apenas 1,4 mil seguidores. Lá, o último vídeo é uma transmissão ao vivo no dia 31 de março do ano passado chamada “Tireoide e seus mistérios”.

Os serviços do médico também são anunciados no Facebook, em uma página com mais de sete mil curtidas. Assim como no Instagram, o foco também é nas fotos de antes e depois de suas pacientes.

Em seu site, Denis Furtado afirma oferecer uma visão “holística” de seus pacientes, focando em um tratamento completo que se refletiria na melhoria da aparência. Lá, ele afirma atender no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Brasília e em Manaus.

Informações sobre o paradeiro de Denis e da mãe dele podem ser repassadas de forma anônima pelo Whatsapp ou Telegram do Portal dos Procurados, no telefone (21) 98849-6099; pela Central de Atendimento, no (21) 2253-1177; através do Facebook; e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ.