Capital

Parque Municipal lança projeto para idosos no próximo domingo

Por Assessoria 19/07/2018 09h09
Parque Municipal lança projeto para idosos no próximo domingo
Visitas ao Parque Municipal poderão ser feitas no feriado e final de semana - Foto: Secom Maceió/ arquivo

O Parque Municipal de Maceió contará, a partir do próximo dia 22, com um novo projeto cujo objetivo é a promoção da qualidade de vida de um público especial: os idosos. Trata-se do “Domingo da Feliz Idade no Parque”, que terá atividades idealizadas por meio de parceria entre as Secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Desenvolvimento Sustentável (Semds). Aberta ao público e sem inscrições prévias, a programação acontecerá das 08h às 12h e, na primeira edição, vai comemorar o Dia dos Avós, data celebrada em 26 de julho.

Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres ressalta que o “Domingo da Feliz Idade” fará parte do cronograma fixo de ações do Parque Municipal, assim como já são realizadas ações pontuais para crianças e adolescentes com a participação de pais ou responsáveis. “O Parque é um espaço amplo que tem opções de lazer para toda a família, incluindo momentos de lazer, atividades físicas ou até mesmo para relaxar. Agora, com a Semas, faremos ações voltadas aos idosos priorizando a qualidade de vida e o envelhecimento saudável”, destacou o secretário.

Para a secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, ações como esta mostram o compromisso da Prefeitura de Maceió com os idosos, principalmente no “Ano de Valorização dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”, que foi instituído pelo prefeito Rui Palmeira por meio de Lei n° 6.756. “A Semas trabalha a valorização do idoso todos os dias através dos Cras [Centros de Referência de Assistência Social] e Creas [Centros de Referência Especializado de Assistência Social], e agora esta parceria com a Semds vai fortalecer ainda mais o trabalho de promoção da qualidade de vida dos idosos, promovendo a valorização e a importância do valor dos avós e idosos em geral na família”, disse a gestora.

Crismédio Vieira, coordenador dos Direitos da Pessoa Idosa da Semas, lembra que as ações previstas no projeto visam destacar o protagonismo das pessoas idosas no cuidado com o meio ambiente e conscientizar sobre a importância de envelhecer de forma ativa, saudável e feliz. “Vamos promover rodas de conversas sobre qualidade de vida, oficinas, atividades físicas, passeio nas trilhas, dinâmicas e apresentações culturais. Tudo isso para reforçar a importância das pessoas idosas e seus familiares na preservação do meio ambiente”, explicou ele sobre a programação.

Para participar, basta comparecer ao Parque Municipal no horário de início das atividades, às 08 horas, com roupas leves, utilizando também repelente e protetor solar. Para garantir o bem-estar do público participante, as equipes da Semds e da Semas estarão de prontidão para dar o suporte necessário e um veículo estará à disposição para utilização de pessoas com dificuldades de locomoção.