Maceió

Após confusão com ambulantes no Centro, guardas municipais pedem segurança

Por 7Segundos 19/07/2018 10h10
Após confusão com ambulantes no Centro, guardas municipais pedem segurança
Viatura e também integrantes da GM foram apedrejados ontem - Foto: Ascom Sindguarda

Eles são guardas municipais, mas não se sentem seguros para coordenar a desocupação de ambulantes do Calçadão do Comércio, na capital alagoana. A categoria solicitou uma reunião com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e cobra um posicionamento do órgão público para definir segurança no cumprir o reordenamento do Centro, promovido pela Prefeitura de Maceió, e que na tarde da quarta-feira (18) resultou em tumulto e confronto. 

A operação de reordenamento foi iniciada na segunda-feira (16) e, embora a Prefeitura de Maceió negue, a assessoria do Sindguarda afirma que ‘desde então várias confusões' foram registradas no local. A Ascom do Sindguarda relata ainda que durante a confusão registrada ontem no Centro, uma viatura da Guarda e também integrantes da GM foram apedrejados por ambulantes.

Os guardas não possuem Equipamentos do Proteção Individual (EPIs), como PM ou PC, e cobram um posicionamento da Semscs. A categoria alega que o cumprimento da operação de ordenamento tem colocado a vida dos integrantes da GM e risco.

Também ontem, os guardas municipais foram a primeira categoria a aceitar a poposta de reajuste apresentada pela Prefeitura de Maceió. O restante dos servidores seguem com a greve.