Turismo

Turismo de Maceió fecha primeiro semestre em alta

A capital alagoana foi sede de grandes eventos

Por 7Segundos com Assessoria 25/07/2018 18h06
Turismo de Maceió fecha primeiro semestre em alta
Aeroporto Zumbi dos Palmares - Foto: Agência Alagoas

O turismo de Maceió fechou o primeiro semestre de 2018 com resultados positivos impulsionados pelo crescimento de 148% na movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares em relação a 2017, e a ocupação hoteleira que superou a média registrada pelo setor no mesmo período do ano passado.

Segundo dados repassados pela Infraero ao Observatório de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), foram realizados mais de 14 mil embarques e desembarques de aeronaves de janeiro a junho deste ano, aproximadamente 8,3 mil a mais do que no ano anterior. O fluxo total de passageiros cresceu 7,5%, com destaque para o incremento de 6,5% nos voos domésticos. Ao todo, durante os primeiros seis meses deste ano, o aeroporto de Maceió registrou a chegada e a partida de mais de um milhão de passageiros.

Já a ocupação hoteleira, que registrou 73,19%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, requer uma análise mais aprofundada dos números. Apesar de superar a média alcançada no mesmo período em 2017, que ficou em 68,08%, o crescimento na ocupação não deve ser interpretado de forma isolada, sem considerar os custos dos empreendimentos e o valor da diária média.

“A Prefeitura de Maceió, em parceria com o trade turístico, comemora os bons resultados neste primeiro semestre. Embora ainda tenhamos muitos desafios pela frente, a exemplo do valor da diária média, que precisa aumentar para compensar os custos da hotelaria e manter a capacidade de investimento do setor, os dados provam a consolidação do destino no cenário nacional a partir de um trabalho sinérgico de promoção do turismo com a iniciativa privada”, observou o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão.

Outro fator responsável por impulsionar o fluxo turístico na primeira metade do ano foi o turismo de negócios, com a realização de diversos eventos captados pelo Maceió Convention & Visitor Bureau, um dos importantes parceiros da Semtur.  A capital alagoana foi sede de grandes eventos, a exemplo do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, I Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras, Salão do Casamento, 113º Encontro de Presidentes dos Tribunais de Justiça, Internacional Symposium Translational Medicine Genetics And Cancer, Pajuçara Management e a 70º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece até o próximo sábado (28).

De acordo com dados do Observatório de Turismo de Maceió, o Maceió Convention registrou um público de 27.630 participantes de eventos de janeiro a junho deste ano. A tendência é que os resultados sejam ainda melhores, já que ainda estão previstos mais 15 eventos até o fim de dezembro.