Negócios

Abrasel se posiciona sobre operação ocorrida em bares e restaurantes de Maceió

Por Assessoria 02/08/2018 07h07
Abrasel se posiciona sobre operação ocorrida em bares e restaurantes de Maceió
Agentes da Slum e da Semds fiscalizam bares e restaurantes em Maceió - Foto: Sarah Mendes/Ascom Slum

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL) enviou nota nesta quinta-feira (02) à imprensa se posicionando sobre episódio ocorrido no último fim de semana na capital alagoana, durante uma fiscalização coordenada pela Prefeitura em bares e restaurantes na orla da capital e que inclui pórgão como a Eletrobras, Guarda Municipal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, entre outros. A Abrasel esclarece não ser contra as fiscalizações e sim sobre a a forma como elas são conduzidas. A Abrasel alega repudiar "violência desproporcional e os procedimentos humilhantes."

Leia nota na íntegra;

A Abrasel/AL vem através desta apresentar seu posicionamento em relação à maneira com que foi conduzida, no último final de semana, uma operação da Prefeitura de Maceió em determinados bares e restaurantes da cidade, realizada por diversos órgãos como Eletrobrás, Casal, Corpo de Bombeiros, Secretária Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Guarda Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária.

Em primeiro lugar gostaríamos de ressaltar que sempre declaramos apoio às ações de fiscalização, seja de qual órgão for, pois defendemos e sempre lutaremos pela total moralização do setor de alimentação fora do lar do Estado de Alagoas.

Todavia, os empresários do segmento de bares e restaurantes de Alagoas vem nos questionando fortemente sobre a maneira que a operação vem sendo conduzida. Nosso setor e o Trade Turístico como um todo somos totalmente contra esse formato de operação, que não traz nenhum benefício nem para a população nem para os estabelecimentos. Infelizmente, esse tipo de condução afeta diretamente o turismo e a comunidade, dando a sensação de insegurança e interferindo no momento de lazer das pessoas.

Com um forte aparato, policiais e demais representantes adentram nos estabelecimentos a "serem fiscalizados" em pleno final de semana, provocando, tanto nos frequentadores, quanto nos empresários um forte constrangimento devido à possível marginalização dos frequentadores de bares e restaurantes. A Abrasel já se posicionou algumas vezes contra a forma de condução dessas operações que na verdade parecem um grande circo midiático. Nosso segmento não deve ser responsabilizado, sozinho, por todas essas fiscalizações.

Mais uma vez reforçamos que sempre apoiaremos as ações de fiscalização que são benéficas para a sociedade, mas frisamos não entendermos a necessidade destas ações acontecerem nos bares, restaurantes e similares em plena noite e durante o final de semana.

Repudiamos a violência desproporcional e os procedimentos humilhantes aos quais foram e que vem sendo submetidos donos de bares e restaurantes deste Estado, assim como toda e qualquer ação arbitrária, e desproporcional.

Nos colocamos à disposição das autoridades e da imprensa para debater esses procedimentos praticados em nossos estabelecimentos. Já solicitamos uma reunião com o prefeito Rui Palmeira para discutirmos o ocorrido e estamos no aguardo de um retorno.