Saúde

Vacinação contra sarampo e polio começa na segunda-feira

O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade

Por Assessoria 02/08/2018 16h04
Vacinação contra sarampo e polio começa na segunda-feira
Cartaz da campanha deste ano - Foto: Assessoria

Na próxima segunda-feira (6) será lançada a Campanha nacional de Vacinação Contra  a poliomelite e o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Imunizações, vai dispensar as vacinas nas unidades de saúde e em alguns estabelecimentos durante o período da Campanha. O dia de mobilização nacional (Dia D) será dia 18 de agosto e a campanha se estende até o dia 31 de agosto.

O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.

“Os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para vacinar as crianças de um ano a menores de cinco contra a poliomielite e sarampo, independentemente da situação vacinal. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% da população alvo”, alerta a coordenadora da Gerência de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.

Além das unidades de saúde, terá vacina em postos fixos como Shopping Maceió, Parque Shopping, Shopping Pátio, Walmart e Carajás Home Center, que funcionarão em horário estendido. “A ideia é proporcionar mais opções de pontos de vacinação para a população para facilitar o acesso. Desde 1999 não há registros da doença em Maceió. As pessoas, às vezes, pecam por achar que por não termos casos, não é necessário se vacinar. Mas, para manter livre da doença, a gente precisa manter elevadas coberturas de vacinação”, explicou Eunice.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

Poliomelite (paralisia infantil)

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.