Geral

Limpeza urbana: saiba como descartar um pneu sem uso

Por Secom Maceió 12/08/2018 10h10
Limpeza urbana: saiba como descartar um pneu sem uso
Pneu é considerado resíduo especial e seu descarte precisa ser feito de forma diferenciada - Foto: Arquivo Slum

Maceió conta com coleta domiciliar regular em todas as suas regiões. Entretanto, alguns materiais não podem ser descartados no lixo doméstico em função do grau de agressão ao meio-ambiente. São os chamados resíduos especiais, cuja coleta e destinação final não são de responsabilidade da Prefeitura.

Entre esses resíduos, estão os pneus inservíveis, um dos materiais mais descartados de forma irregular na cidade. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos estabelece que a destinação desse material seja feita pelo fabricante, distribuidor ou comerciante. É a chamada logística reversa. Em Maceió, existe um ponto licenciado para o recebimento desse material: a Van Borracharia, que dá a correta destinação ao resíduo. O local fica na Av. Djalma Fragoso de Alencar, 19, Jardim Petrópolis II, quadra F-2, Chã da Jaqueira; e o telefone para contato é: (82) 98748-5885.

Tem dúvidas sobre o descarte dos resíduos especiais? Entra em contato com a Central de Limpeza da Slum, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, através do 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 98802-4834. Nesse canal, o cidadão pode solicitar serviços, como o recolhimento de material volumoso; fazer denúncias de descarte irregular; tirar dúvidas sobre as ações da Superintendência e se informar mais sobre a coleta seletiva.