Política

Assembleia Legislativa continua vazia durante período de campanha

Há quase um mês da eleição, o parlamento está cada vez mais vazio

Por 7 Segundos 05/09/2018 16h04
Assembleia Legislativa continua vazia durante período de campanha
Plenário da Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

Falta apenas um mês para as eleições. Torna-se cada vez mais raro a presença assídua dos deputados na assembleia. O cenário na Assembleia Legislativa (ALE) alagoana fica cada vez mais desértico enquanto os deputados trabalham mais nas suas campanhas, que nos projetos, leis a serem votados em andamento, importantes para os alagoanos.

Já são marcadas mais de 3 semanas com a insuficiência da presença dos parlamentares, presenças que são obrigatórias. Terças, quartas e quintas são os dias de trabalho, mas depois do início das eleições os expedientes foram reduzidos, e mesmo com a redução de dias, ainda faltam deputados para votar projetos, ou, em alguns casos, abrir uma sessão.

Em tese, quem falta a sessões sem justificar está sujeito a desconto salarial e até à perda do mandato. Isso ocorre quando o parlamentar falta a um terço das reuniões em plenário sem esclarecer os motivos de sua ausência. Mas na lista de algumas reuniões, 12 aparecem em um dia, abre a sessão, mas não possibilita a votação do projeto, ou 3 aparecem em outro dia e não chegam nem abrir a sessão, pois não é permitido. Mostrando que a tese é apenas uma tese.

Vinte e sete deputados paralisados pela própria campanha, viagens, comícios e passeatas dão a falsa ilusão de que os parlamentares estão fazendo o seu dever.