Economia

AL é único estado do Nordeste que se mantém competitivo em 2018

Balanço realizado pelo Estado de São Paulo aponta subida no Estado em ranking

Por 7segundos e Estado de São Paulo 14/09/2018 14h02
AL é único estado do Nordeste que se mantém competitivo em 2018
Economia - Foto: Agência Brasil

A 7ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit trouxe uma novidade para o Estado. O estudo mostra que o baixo desempenho da economia tem dificultado a recuperação dos Estados, muitos deles em situação crítica, porém com Alagoas foi diferente.

No ranking geral, o melhor resultado foi do estado Alagoano que subiu oito posições neste ano, para o 16º lugar. Para se ter ideia, em 2015, o Estado estava na última colocação. Entre as principais medidas adotadas pelo governo, que iniciou a reorganização das contas em 2015, estão o corte de 30% dos cargos comissionados e cinco secretarias, além de renegociação dos contratos, com economia média de 14% por contrato. Do lado da receita, houve aumento da arrecadação, com a diminuição de benesses fiscais.

O Estado é um dos poucos do País que apresenta resultado primário positivo. Os dois primeiros lugares no ranking geral continuaram com São Paulo e Santa Catarina. Ambos também lideram o ranking de segurança pública.

O ranking é resultado da análise de dez pilares: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social.