Polícia

Motoristas da Semas foi assassinado quando tentava furtar veículo

Por 7segundos 20/09/2018 12h12
Motoristas da Semas foi assassinado quando tentava furtar veículo
Acusado tem passagem por tráfico e usava tornozeleira eletrônica - Foto: Cortesia

Durante entrevista coletiva concedida na manhã dessa quinta-feira (20), o delegado Thiago Prado afirmou que o motorista José Valdir dos Santos da Costa, de 39 anos, teria sido assassinado por traficantes do conjunto José Tenório que o viram tentando furtar um veículo naquela região.

Prado explica que dois traficantes residem naquela localidade e consumiam bebida alcóolica perto da cena do crime, quando perceberam a atitude suspeita de Valdir. Os acusados não queriam um ‘intruso’ furtando naquela comunidade. Eles, então, se aproximaram de Valdir, que correu em direção ao matagal onde foi executado. Os jovens o perseguiram e quando o alcançaram efetuaram o crime. A mão de Valdir - arrancada durante o crime - foi enterrada a dois quilômetros do corpo por um dos assassinos.

O delegado afirma que Valdir agia sozinho e que o carro, a carteira e o celular da vítima não foram levados porque um dos criminosos detidos alegam que não viram Valdir chegar no José Tenório e desconheciam o fato de que ele estava de carro. Os objetos de Valdir estavam intactos, dentro de seu veículo, um Gol preto, KLQ-2033, de Bezerros (PE), encontrado na segunda-feira (17).

Um jovem identificado como Gabriel está detido e confessou o crime em detalhes. Um segundo suspeito, identificado como Lucas Ferreira dos Santos, o Neguinho, está foragido. “Gabriel, tinha passagens pela polícia e estava sob regime semiaberto,” diz o delegado.

A esposa de Valdir sabia que ele tinha envolvimento com furto e não demonstrou preocupação durante entrevistas cometidas à imprensa porque sabia do envolvimento do marido em crimes. “Muitos profissionais da imprensa questionaram a frieza dela e levantaram a hipótese de crime passional, mas aquela frieza é porque ela sabia dos crimes”, afirma o delegado Thiago Prado.

Prado também acredita que o Golf e outros dois veículos da vítima, um Pálio e uma van, podem ser fruto de seus furtos. “Não são furtados, mas podem ter sido adquiridos através dos furtos, porque o padrão de vida dele (Valdir) não é compatível com o salário. Certamente vem de uma renda extra que nós acreditamos ter origem no furto ou outros ilícitos”, declarou o delegado.

Relembre o caso
O motorista da Semas saiu de casa no último sábado (15) durante a madrugada, e foi dado como desaparecido desde então. Na segunda-feira (17), teve o carro encontrado no José Tenório, sem sinais de arrombamento. Na manhã de ontem a polícia foi acionada depois de um achado de cadáver naquela região. Há grande indícios de que o corpo seja de Valdir. A Perícia Oficial de Alagoas deve emitir laudo nos próximo dias confirmando a identidade do cadáver.