Eleições 2018

Rodrigo Cunha declara apoio às comunidades indígenas de Alagoas

Por Assessoria 25/09/2018 08h08
Rodrigo Cunha declara apoio às comunidades indígenas de Alagoas
Candidato cumprimenta indígenas no interior de Alagoas. - Foto: Cortesia

“Quando o pajé e o cacique permitem que eu fale para o seu povo, permitem que eu esteja aqui, com eles, aumenta minha responsabilidade na política e me incentiva ainda mais a seguir convocando os alagoanos à mudança”, disse o candidato ao Senado, Rodrigo Cunha, essa semana, na aldeia Wassu Cocal, em Joaquim Gmes, onde participou de sabatina realizada pelos indígenas.

 “Falar com vocês é falar com a nossa história, é estar diante do que somos culturalmente”, destacou o candidato, defendendo melhorias para a comunidade indígena. “Não podemos admitir mais nenhum retrocesso, ao contrário, temos que resgatar a valorização dos indígenas, devolver a eles sua cidadania”, acrescentou o candidato, assumindo o compromisso de levar para Brasília as reivindicações dos indígenas alagoanos e lutar por cada uma delas.

Na roda de conversa com as lideranças da comunidade, Rodrigo Cunha falou de seu trabalho no Procon Alagoas e de seu mandato como deputado estadual, reafirmando sua postura de fazer política com independência, tendo sempre como norte o diálogo direto com a população. “Não será diferente no Senado, caso eu seja eleito. Não negocio princípios, política para mim é uma ferramenta séria para trabalhar pelo bem de todos”, salientou o candidato.

Rodrigo falou de suas propostas para o mandato de senador e explicou que uma delas é a Central de Emendas, que garante ao povo indicar onde aplicar os recursos públicos em sua cidade. Leandro Gonzaga, liderança jovem da aldeia, quis saber como Rodrigo fiscalizaria a descentralização das emendas.

 “Eu sempre trabalhei de maneira plural e não para agradar grupos políticos. É assim que nós pretendemos continuar. Então, para fiscalizar os recursos e verificar qual o melhor destino das verbas públicas, nós vamos continuar ao lado do povo, seja realizando audiências públicas, seja em consulta popular. São as pessoas que vão decidir”, garantiu o candidato

O Pajé José Cícero, mais conhecido como Amantiri, falou um pouco sobre a tribo Wassu Cocal e sobre a importância do encontro com o candidato Rodrigo Cunha. “É uma honra receber o deputado Rodrigo Cunha, que será o nosso Senador. Ele vai defender nossas causas, tenho certeza disso. Conheci sua mãe e seu pai e eles sempre estiveram ao lado do povo, então estamos juntos com Rodrigo”, declarou o Pajé.

Segundo Osvaldir Silva, também líder dos Wassu Cocal, são 760 famílias indígenas na região, cm mais de 2.500 índios. Ele queixou-se de não ter apoio político e disse que a comunidade está engajada no “Reaja Alagoas”. “Precisamos de alguém que se importe com a vida dos índios, aqui não está fácil, mas acreditamos em Rodrigo, estamos todos esperançosos na vitória dele”, destacou o indígena.

A roda de conversa de Rodrigo Cunha com os indígenas aconteceu domingo, 23, e o candidato também falou para a população de Joaquim Gomes através de entrevista à emissora de rádio local.