Trânsito

Prefeitura encerra atividades da Semana Nacional do Trânsito

Por Ascom SMTT 25/09/2018 18h06
Prefeitura encerra atividades da Semana Nacional do Trânsito
Prefeitura encerra atividades da Semana Nacional do Trânsito - Foto: Ascom/SMTT

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), encerrou nesta terça-feira (25) as atividades da Semana Nacional do Trânsito. Desde o dia 18 de setembro, a população maceioense contou com uma série de ações educativas que envolveram todos os públicos.

Para fechar a programação especial, representantes da Superintendência compareceram ao segundo dia do 1º Simpósio de Patrulhamento Rodoviário Urbano, Direito, Trânsito e Sociedade. O evento está sendo realizado na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, no bairro Farol.

“Esta semana foi extremamente proveitosa e trabalhada pela nossa equipe. Nós conseguimos alcançar os mais diversos públicos durante as ações e estamos muito felizes com o resultado”, comemora a diretora de Educação e Mobilidade da SMTT, Juliana Normande.

As ações educativas seguem durante o ano e todo cidadão pode solicitá-las por meio do canal de atendimento do órgão, o 118.

Confira como foram as atividades da Semana Nacional do Trânsito

Para inaugurar a campanha, no dia 18 de setembro, foi realizada uma blitz educativa com foco nos condutores de táxis e ônibus coletivo. A ação, que aconteceu em frente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no bairro da Gruta de Lourdes, alertou motoristas e passageiros de transportes regulares sobre a importância de um trânsito seguro na capital.

No dia 19 de setembro, foi a vez dos futuros condutores conhecerem como funciona a SMTT. Aproximadamente 170 estudantes estiveram no órgão para aprender de forma lúdica sobre as leis de trânsito. Na oportunidade, as crianças puderam conversar com agentes e entender a importância de se fiscalizar as irregularidades nas vias da capital e o jeito mais seguro de como se comportar enquanto pedestres e ciclistas. Os alunos também conheceram de perto como funcionam as viaturas utilizadas na fiscalização.

A programação seguiu e na quinta-feira (20), tendo como o público os trabalhadores da construção civil de Maceió, que utilizam a motocicleta como meio de locomoção. O objetivo da ação foi alertar sobre as imprudências que colocam em risco a vida da população.

Na sexta (21), o superintendente Antônio Moura se reuniu com os membros da Associação das Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito do Estado de Alagoas (Aseal), para discutir melhorias no convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Já no dia 22 de setembro, foi comemorado o “Dia Mundial sem Carro” e para celebrar a equipe de Educação no Trânsito e o time de arte educadores da SMTT prepararam um dia repleto de atividades para as crianças presentes no Parque Shopping Maceió, com direito a teatro de fantoches. A equipe conscientizou sobre os malefícios da utilização de automóveis tanto como agentes poluidores, como causadores do congestionamento na cidade.