Mundo

Trump critica relação comercial com Brasil

Por ISTOÉ 01/10/2018 15h03
Trump critica relação comercial com Brasil
Donald Trump responde perguntas durante uma coletiva de imprensa na Assembléia Geral da ONU em Nova York, no dia 26 de setembro de 2018 - Foto: AFP

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (1) que o Brasil trata as empresas dos Estados Unidos injustamente. “O Brasil é outro caso. É uma beleza. Eles cobram de nós o que querem. Se você perguntar a algumas empresas, eles dizem que o Brasil está entre os mais duros do mundo, talvez o mais duro. E nós não os chamamos e dizemos: ‘ei, vocês estão tratando nossas empresas injustamente, tratando nosso país injustamente”, afirmou Trump, durante entrevista coletiva em que anunciou o novo acordo de livre comércio da América do Norte , o “USMCA”.

A frase foi resposta a uma pergunta sobre as relações comerciais dos Estados Unidos com a Índia, país que cobra taxas consideradas elevadas por Trump para os produtos norte-americanos. Esta foi a primeira vez que o magnata republicano se referiu publicamente às relações comerciais com o Brasil desde o anúncio da taxação de aço e alumínio estrangeiros pelos Estados Unidos, em junho.

O governo brasileiro tentou negociar a inclusão em uma lista de países isentos da cobrança, mas não obteve êxito. A medida, busca preservar a indústria norte-americana da concorrência considerada desleal pelo governo. (ANSA)