Agreste

Rui participa de aula inaugural para porte de armas na Guarda Municipal

Curso seguirá a metodologia de ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

Por Redação, com assessoria 01/10/2018 08h08
Rui participa de aula inaugural para porte de armas na Guarda Municipal
Prefeito Rui Palmeira - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (1º), às 10h, o prefeito Rui Palmeira participa da aula inaugural do Curso de Adequação Legal para Porte de Armas na Guarda Municipal de Maceió. O evento será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica. O curso seguirá a metodologia de ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e terá carga-horária de 776 horas, no período de cinco meses.

O coordenador de Ensino e Instrução da Semscs, Alexandre Moreira, explica que existe uma matriz curricular nacional determinada pela própria Senasp para formação de profissionais de segurança pública, com foco nas guardas municipais.

“Desde 2014 foram exigidas atividades que não estão inseridas nessa matriz original, idealizada em 2005. Por isso, ampliamos a abrangência da capacitação dos guardas, a exemplo do serviço de inteligência”, detalhou.

A equipe de instrutores é formada por guardas municipais, inspetores e subinspetores com titularidade acadêmica de, no mínimo, pós-graduação, além de bombeiros militares e policiais civis, militares e federais. “São integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), com qualificação e experiência”, destacou Alexandre Moreira.