Eleições 2018

Justiça determina retirada de propaganda irregular em posto de combustíveis

Eleitor deve cobrir imediatamente a propaganda irregular pintada na parede de posto de combustíveis, sob pena de multa diária de R$ 5mil

Por Redação, com assessoria 07/10/2018 09h09
Justiça determina retirada de propaganda irregular em posto de combustíveis
Justiça determina que dono de posto cubra propaganda irregular - Foto: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral em Alagoas conseguiu liminar na Justiça contra o proprietário do Posto Jaraguá determinando que retire, imediatamente, a propaganda irregular (pintura com dimensão de outdoor), mediante pintura que cubra toda a parede, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, a contar das 22h de sábado (6), para a hipótese de descumprimento da ordem judicial.

Na última quinta-feira (4), chegou ao conhecimento do Ministério Público Eleitoral que instaurou Notícia de Fato para apurar representação relativa à propaganda irregular, suposto efeito outdoor, em pintura na parede do Posto Jaraguá, pertencente a Themiston Lima de Medeiros Júnior.

Conforme comprovado em diligência do próprio Ministério Público, existe no posto de combustíveis um painel, pintado com as cores verde-escuro e verde-claro, com a foto de um candidato à Presidência da República, ao lado da bandeira do Brasil, e frases assertivas alusivas à campanha do candidato.

Antes mesmo de ajuizar a ação, na sexta-feira (5), representante do MP Eleitoral compareceu ao local e informou ao empresário da irregularidade cometida e ele se comprometeu a remover a propaganda no mesmo dia. No entanto, constatou-se na manhã deste sábado (6) que a propaganda irregular não foi coberta.

Restando infrutífera a tentativa de composição, o órgão ministerial de fiscalização eleitoral buscou a Justiça Eleitoral a fim de que o empresário seja obrigado a cumprir a lei.

Liminar 
A decisão concedeu a liminar requerida, determinando que o proprietário do posto de combustíveis seja notificado para retirar, imediatamente, a propaganda irregular. O juiz determinou ainda ao oficial de Justiça que compareça ao Posto Jaraguá às 22h deste sábado (6) para verificar o cumprimento da liminar, oportunidade em que deverá lavrar certidão sobre a situação encontrada.