Mundo

Dia Internacional da Saúde Mental comemorado nessa quarta-feira (10)

Alto número de relatos envolvendo transtornos preocupa autoridades mundiais

Por Gabriely Castelo Branco - Estagiária com 7Segundos 10/10/2018 17h05
Dia Internacional da Saúde Mental comemorado nessa quarta-feira (10)
Dia Mundial da Saúde Mental - Foto: Ilustração

Nesta quarta-feira, 10 de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Saúde Mental e o alto número de relatos envolvendo transtornos preocupa.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos. Até 2020, esta será a doença mais incapacitante do planeta, na previsão da OMS.

O Brasil ocupa o primeiro lugar nos casos de depressão na América Latina. Quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença.

Há um aumento significativo na procura por profissionais de saúde mental, mas o preconceito ainda é evidente. A marca social ainda é um dos mais importantes e difíceis impedimentos para recuperação e reabilitação das pessoas que sofrem de doença mental.

Esses indivíduos, além de precisar lutar contra seus sintomas que muitas vezes interferem na autonomia, independência, qualidade de vida, precisam lutar contra o estigma.

Atualmente, a psicologia e psiquiatria trabalham juntas para desmistificar todas essas questões que podem ser combatidas com o conhecimento. As doenças mentais são tratáveis e muitos pacientes se recuperam, os sintomas são reais e legítimos, ao contrário do que muitos pensam.