Cidadania

Com políticas públicas e programas sociais, Prefeitura de União ajuda famílias em vulnerabilidade social

Por Assessoria 12/10/2018 10h10
Com políticas públicas e programas sociais, Prefeitura de União ajuda famílias em vulnerabilidade social
Assistência social vem realizando trabalhos fundamentais - Foto: Assessoria

Em União dos Palmares, a atual gestão vem atuando com políticas públicas e programas no combate às desigualdades sociais.

No povoado Santa Fé, região periférica do município, há uma estimativa de 22 famílias que ainda vivem em pavilhões. A Secretaria de Assistência Social vem realizando um importante trabalho para amparar estes moradores. Gabriela Yasmine Freitas, secretária da pasta, junto com sua equipe técnica, regularizou o cadastro destas famílias em programas sociais da Proteção Social Básica: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Programa do Leite, Cestas Básicas - através da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e a inclusão das crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

Ainda segundo Gabriela, já estão sendo desenvolvidos projetos de intervenção para promover melhores condições sociais para essas famílias, tais como plantio de uma horta comunitária, cultivo de produtos agrícolas para consumo próprio e venda através do Programa de Aquisição de Alimentos, como também para a feira livre do município. Assim como oficinas de capacitação em algumas atividades que também vão ajudar no fomento da renda. 

"É importante lembrar que essas ações não nos darão resultados a curto prazo, mas, aos poucos, serão responsáveis por diversas transformações sociais na vida dessas pessoas", explica a secretária.