Comportamento

Governo disponibiliza atendimento para LGBTs expulsos de casa

Número de pessoas expulsas de casa chamou a atenção do Estado

Por 7Segundos 16/10/2018 14h02
Governo disponibiliza atendimento para LGBTs expulsos de casa
Conselhos Tutelares também atenderão menores - Foto: Ilustração

Dados do Grupo Gay de Alagoas (GGAL) apontam que o número de casos de homossexuais expulsos de casa está aumentando em Alagoas. No ano passado foram registrados 84 expulsões, e este ano o número já chegou a 67.

A Secretaria Estadual da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (SEMUDH) emitiu uma nota, se colocando preocupada com a situação e que apoiará a ONG na ações da Casa de Apoio LGBT.

“A Secretaria Estadual da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (SEMUDH) vem a público prestar solidariedade e disponibilizar serviços de apoio aos homossexuais em situação de vulnerabilidade, como aqueles que são expulsos de casa ao assumirem sua sexualidade pelos próprios familiares. O respeito à liberdade individual é um preceito para a convivência harmônica da sociedade, bem como o acolhimento da família e das instituições as quais atendem à população”, traz a nota.

De acordo com o órgão estadual, não ter apoio familiar pode desencadear uma série de fatores de risco e sofrimento psíquico, como insegurança e depressão.

A SEMUDH ainda informou que coloca à disposição apoio jurídico aos homossexuais em situação de vulnerabilidade por meio do telefone 82-988797571, bem como buscará uma forma de contribuir com a capacitação dos conselheiros tutelares que lidam diariamente com menores de idade homossexuais expulsos de casa para que tenham condições de oferecer o melhor atendimento.