Cultura

Prefeitura vai apresentar ações dos Pontos de Cultura

Por Ascom Fmac 23/10/2018 14h02
Prefeitura vai apresentar ações dos Pontos de Cultura
Evento acontecerá no Ginásio do Sesi, das 10h às 15 - Foto: Sesi Alagoas

No dia 31 de outubro, a partir das 10h, cerca de três mil alunos de escolas públicas de Maceió irão participar da primeira edição da Teia Cultural, realizada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). O evento acontecerá no Ginásio do Sesi, localizado no bairro do Trapiche da Barra,  com a participação das 15 instituições que integram a Rede e atuam em 19 unidades de ensino da capital desde abril deste ano.

Segundo o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, a Teia Cultural irá apresentar para a comunidade escolar o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas contempladas com as atividades da Rede Municipal de Pontos de Cultura, a partir de uma parceria firmada com o Ministério da Cultura, por meio do programa Cultura Viva.

“Cada unidade de ensino levará para o Ginásio do Sesi 120 alunos, que irão participar do evento de duas formas: protagonizando as apresentações artísticas que estão sendo preparadas pelos Pontos de Cultura nas escolas ou prestigiando os colegas na plateia. É importante frisar que essa ação foi pensada para os estudantes e terá a cara da escola”, afirmou Vinicius

Ainda de acordo com o presidente da Fundação, além de pioneira, a implantação da Rede na capital tem sido bem sucedida. “Somamos a força dos nossos tambores, dos nossos folguedos, da nossa música e do nosso jeito de fazer cultura ao olhar atento dos educadores e das pessoas que convivem diariamente com os alunos envolvidos. É, sem dúvida, uma ação bem sucedida porque fomos abraçados pelas escolas e pelos estudantes, que adoram o programa e querem que ele se perpetue”, destacou.

Além das apresentações e exposições dos Pontos de Cultura, que trabalham com teatro, culturas afro-brasileira, artesanato, música, circo, literatura e cultura popular, a primeira edição da Teia Cultural irá contar com a participação dos grupos Cazuadinha e Olodum Mirim.