Saúde

Saúde antecipa ações do Dezembro Vermelho

Por Ascom SMS 09/11/2018 18h06
Saúde antecipa ações do Dezembro Vermelho
Saúde antecipa ações do Dezembro Vermelho - Foto: Reprodução/AscomMaceió

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá início, neste sábado (10), com um CTA Itinerante – testagem rápida – na Escola Pedro Suruagy, localizada próxima à feirinha do Tabuleiro, às ações da campanha Dezembro Vermelho.

A campanha é realizada em todo o País anualmente e tem como foco a prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV/Aids. Em Maceió, a programação – direcionada à população em geral e grupos prioritários (gays, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de álcool e outras drogas) – se estenderá até o dia 19 de dezembro, com ações educativas, lúdicas e culturais voltadas à prevenção do HIV/Aids e Direitos das Pessoas Vivendo com HIV/Aids.

“Teremos uma série de ações para intensificar a mobilização, especialmente em locais de grande movimentação da cidade, buscando  conscientizar e sensibilizar todos para a realização da testagem rápida, que possibilita o diagnóstico e o tratamento adequado”, reforça a gerente de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.

Além da ação que acontece neste sábado – das 8h às 12h – as atividades do Dezembro Vermelho serão levadas à Reitoria da Ufal, com um CTA Itinerante fazendo o acolhimento dos feras, na segunda-feira (12), das 14h às 17h, e no sábado (17), mobilizando a população em geral no Mercado da Produção, na Levada, também com a testagem rápida das 8h às 12h.

“As unidades de saúde do Município também estarão engajadas na campanha durante todo este período, reforçando as ações educativas, as orientações e, principalmente, ampliando a oferta de testes rápidos”, complementa Tereza.

Organizadas  em Maceió em uma parceria do poder público, sociedade civil e empresas, as ações do Dezembro Vermelho contam com o apoio logístico do Sesc Alagoas, Sococo, Fundação Cultural de Maceió, Secretaria Estadual de Cultura, Academia Top, Sesi Alagoas, Polícia Militar, SMTT, Sindprev, Ademi e Sandubaria do Careca.