Brasil

Segundo dia de provas tem melhor aplicação desde 2009

O Enem registrou, no segundo dia de prova, 1.610.681 ausências

Por 7Segundos, com assessoria 12/11/2018 09h09
Segundo dia de provas tem melhor aplicação desde 2009
Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019 - Foto: Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve a melhor aplicação desde 2009, quando assumiu o formato atual. Neste domingo (11) foram aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza sem ocorrências. Pela primeira vez não será necessária uma reaplicação de prova em função de problemas logísticos e de aplicação.

Este ano o Enem estreia um processo sistematizado pelo qual participante afetados por problemas logísticos poderão registrar a ocorrência, entre 12 e 19 de novembro, pela Página do Participante.

“A edição deste ano teve a melhor aplicação da história do Enem. Foi um absoluto sucesso. O processo foi totalmente tranquilo, levando-se em conta a proporção de participantes do exame com as ocorrências registradas. Todos que trabalharam e que realizaram as provas estão de parabéns”, destacou o Ministro da Educação Rossieli Soares Silva.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, também celebrou o sucesso da aplicação. “Comemoro hoje, com os participantes do Enem e suas famílias, o sucesso do Exame. Cumprimento a todos pela civilidade com que compareceram às provas e espero que o Enem possa ajudá-los com o seu futuro”, afirmou. Hoje os resultados do Enem são usados para acesso a 1.434 Instituições de Educação no Brasil e a 35 em Portugal.

No segundo dia de provas, o Enem registrou 1.610.681 ausências, o que representa 29,2% do total de 5.513.749 inscritos na edição. A abstenção, entretanto, é um dado que contempla os dois dias de aplicação e será divulgada após a conferência das atas de todos os locais de prova. O primeiro domingo registrou o menor percentual de ausentes desde 2009: 24,9%. O segundo dia de provas teve 66 eliminações, sendo 64 por descumprimento de regras do edital, uma por problemas identificados na revista por detector de metal e um por recursa de coleta do dado biométrico. O Inep também registrou 88 emergências médicas.

Os participantes afetados pela interrupção de energia elétrica no último domingo – 993 em Franca (SP) e 759 em Porto Nacional (TO) – terão direito à reaplicação das provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. A reaplicação do Enem ocorre juntamente com a aplicação do Enem PPL, em 11 e 12 de dezembro.

Gabaritos

Na próxima quarta-feira (14), o Inep divulgará os gabaritos e Cadernos de Questões no Site do Enem e no Aplicativo do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.