Geral

Ambulantes fazem protesto após apreensão de mercadorias no Centro

Tumulto ocorreu na manhã desta terça-feira (20); Prefeitura se pronunciou

Por 7Segundos 20/11/2018 11h11
Ambulantes fazem protesto após apreensão de mercadorias no Centro
Ambulantes ateiam fogo em protesto no Centro - Foto: Cortesia

Mais uma vez, o impasse entre ambulantes e fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) provocou tumulto e congestionou o tráfego de veículos no cruzamento das ruas Barão de Alagoas e das Árvores, no Centro de Maceió, nesta terça-feira (20).

Na ocasião, fiscais da Semscs apreenderam mercadorias e carrinhos de três ambulantes. Insatisfeitos, comerciantes iniciaram uma série de protestos contra a ação das equipe da Prefeitura, que utilizou pistola de choque para dispersar os manifestantes.

Para bloquear o trânsito na região, o grupo ateou fogo em pneus e galhos de árvores. O Corpo de Bombeiros (CBMAL) enviou uma viatura e três militares para conter as chamas. 

O outro lado
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informou por meio de nota que o ordenamento do Centro é realizado continuamente para garantir a mobilidade urbana e cumprir a Lei n° 3.538, que criou o Código de Posturas. As ações são realizadas em locais já ordenados e cujo trabalho tem sido executado há mais de um ano, com orientações sobre os problemas do comércio irregular e fora dos locais adequados.

Sobre o tumulto, a Semscs ressalta que fiscais e guardas municipais são orientados a uma abordagem pacífica. "Caso haja questionamentos sobre a conduta dos agentes, estes devem ser formalmente registrados para apuração. As taxas para devolução de material apreendido são determinadas pelo Código Tributário de Maceió, criado pela Lei 6.685/2017. Os produtos perecíveis são passíveis de doação para instituições de caridade no prazo de até 24 horas", diz trecho da nota enviada à imprensa.