Polícia

Suspeitos de desviar R$ 10 milhões de prefeituras são alvos de operação da PF

O objetivo é combater uma organização criminosa atuante na capital e mais 14 municípios de AL

Por 7Segundos, com assessoria 27/11/2018 06h06
Suspeitos de desviar R$ 10 milhões de prefeituras são alvos de operação da PF
A organização criminosa teria desviado dinheiro das prefeituras de cidades alagoanas - Foto: Cortesia/PF

Atualizado às 07h50

As primeiras horas desta terça-feira (27) foi de combate a ações criminosas. A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou uma operação que cumpre 42 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva, além do sequestro de bens móveis e imóveis em Maceió e mais 14 cidades do estado.

Entre os crimes praticado pelo grupo estão o de fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiroe constituição de organização criminosa. Segundo a PF, as penas para esses crimes, somadas, ultrapassam de 50 anos de prisão.

A ação, “Sesmaria Alagoana”, em fase ostensiva, tem como objetivo desarticular uma organização criminosa atuante nos municípios de Boca da Mata, Mata Grande, Branquinha, Campo Grande, Joaquim Gomes, Maravilha, Olho D´Água Grande, Pariconha, Rio Largo, São Luís do Quitunde, Estrela de Alagoas, São Miguel dos Campos, Pão de Açúcar e Dois Riachos.

Entre as fraudes investigadas está a contratação de empresa para locação de veículos aos municípios sem possuir a necessária frota, além da emissão de notas fiscais relativas a abastecimentos não realizados, saques em espécie e na boca do caixa de contas das prefeituras, a distribuição do dinheiro entre os membros da organização criminosa e a aquisição de imóveis e veículos de luxo, sem declarar à Receita Federal, para ocultar a origem ilícita do dinheiro.

Os contratos analisados, até o momento, envolvem o valor aproximado de 80 milhões de reais, estimando-se que, pelo menos, 10 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos.

De acordo com a Polícia Federal, alguns dos investigados foram afastados dos cargos e proibidos de se aproximarem das prefeituras e órgãos públicos.

A Operação Sesmaria conta com a participação de 175 policiais federais, além de nove auditores da CGU e nove da RFB. O título da operação Sesmaria, é uma referência da prática adotada no Período Colonial em que o território foi dividido entre particulares para fins de exploração

Balanço
A PF informou ainda, por meio da assessoria, que nesta terça-feira (27) haverá uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço geral da operação.