Alagoas

Placas padrão Mercosul começam a valer este mês

Novo padrão se faz necessário para primeiro emplacamento e em caso de troca de município ou propriedade

Por 7Segundos 01/12/2018 09h09
Placas padrão Mercosul começam a valer este mês
Placas padrão Mercosul chegarão em Alagoas a partir do dia 24 - Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou nesta sexta-feira (30), que as placas padrão Mercosul para veículos começarão a valer a partir do dia 24 de dezembro em Alagoas. Antes, o prazo era dia 1º de dezembro, mas o Contran estendeu o prazo para alguns estados. 
O novo padrão se faz necessário para o primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade. Os demais terão prazos de até três anos para efetuar a mudança. 

Esta é a quarta vez que acontece mudanças no cronograma da adoção da placa do Mercosul no Brasil. Países como Uruguai e Argentina já utilizam o padrão da placa.

De acordo com o presidente do Detran-AL, Antônio Carlos Gouveia, a instalação do novo modelo custará entre R$130 e R$140, mantendo o valor atual. 

As novas placas utilizam um padrão visual diferente das atuais, com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. Elas também terão outra sequência, utilizando uma combinação de quatro letras e três números. O que vai definir a categoria do veículo será as cores desses caracteres.