Mundo

Merkel nega renegociar acordo do Brexit; risco de Theresa May deixar o cargo de primeira-ministra aumenta

Primeira-ministra britânica, Theresa May viaja para se encontrar com líderes europeus e tentar reverter desvantagem no Parlamento.

Por G1 11/12/2018 16h04
Merkel nega renegociar acordo do Brexit; risco de Theresa May deixar o cargo de primeira-ministra aumenta
Theresa May e Angela Merkel conversam sobre Brexit em Berlim - Foto: Fabrizio Bensch/Reuters

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, disse que não haverá renegociação do acordo firmado entre Reino Unido e União Europeia para o Brexit. A líder alemã recebeu a premiê britânica, Theresa May, em reunião em Berlim nesta terça-feira (11). A informação é da rede de televisão BBC.

Segundo a agência Reuters, Merkel reconheceu que não é do interesse "de ninguém" que o Reino Unido deixe a União Europeia sem acordo – cenário mais provável caso a derrota da proposta no Parlamento Britânico se confirme.

May pode cair

Com a negativa de Merkel, aumenta o risco de Theresa May ter de deixar o cargo. Isso porque, de acordo com a imprensa britânica, parlamentares do Partido Conservador, o mesmo da premiê, já falam em provocar um voto de desconfiança – isto é, uma votação para contestar a posição de May como líder governista.

Para forçar a votação, 48 parlamentares do Partido Conservador devem enviar cartas a um comitê da legenda pedindo a queda de May. Se isso ocorrer, haverá votação, e a atual premiê será destituída se 158 dos 315 conservadores no Parlamento votarem contra ela.

Além disso, o Partido Nacionalista Escocês (SNP) – o terceiro maior do Parlamento – pediu ao líder oposicionista Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista, que apresente uma moção de censura contra May ainda nesta terça-feira (11).

"Acho que Jeremy tem que fazer isso durante o dia de hoje. Não pode demorar. Se Jeremy não aceita essa responsabilidade, então, temo que o resto de nós teremos que aceitar essa responsabilidade e apresentar essa moção de censura", disse Ian Blackford, do SNP, em entrevista à imprensa.

Última tentativa com UE

May está em viagem pela Europa para rediscutir o acordo do Brexit com outros chefes de governo da União Europeia. Isso porque a proposta enviada por ela ao Parlamento Britânico muito dificilmente será aprovada – tanto que a primeira-ministra adiou a votação que ocorreria nesta terça para uma outra data ainda não confirmada.

Na quarta-feira (12), May viaja a Dublin para se encontrar com Leo Varadkar, primeiro-ministro da República da Irlanda, que já negou renegociar o acordo do Brexit. Uma das razões para as críticas dos parlamentares britânicos à proposta é, inclusive, a questão da fronteira irlandesa.

Acordo emperrado

May enfrenta dificuldade para aprovar o acordo no Parlamento porque teria de conseguir 320 votos. E o Partido Conservador, do qual faz parte, conta com uma bancada de somente 315 deputados. Além disso, mesmo parlamentares conservadores anteciparam que vão votar contra.

Desde que o acordo com a União Europeia foi fechado, cinco ministros do gabinete de May pediram demissão por discordarem da proposta. A maioria considerou que o texto faz muitas concessões ao bloco.