Política

Bolsonaro define ministérios e opta por nenhum nordestino

Alagoanos foram destaques nos governadores anteriores

Por 7Segundos com JC Oline 11/12/2018 14h02
Bolsonaro define ministérios e opta por nenhum nordestino
Bolsonaro perdeu na região Nordeste - Foto: Reprodução

Apesar de inicialmente ter prometido estruturar um governo com 15 ministérios, o presidente diplomado, Jair Bolsonaro (PSL), não conseguiu se desfazer de algumas pastas. Dos 22 nomes anunciados por ele como auxiliares, uma característica chama a atenção na composição do primeiro escalão: a ausência de nordestinos.

No Nordeste, ele obteve 30,3% dos votos válidos no segundo turno contra Fernando Haddad (PT), o equivalente a 8,8 milhões de eleitores. Contou com apoios de peso, como o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (DEM).

Ao chegarem à Presidência, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT), Dilma Rousse (PT) e Michel Temer (MDB) nomearam um número expressivo de ministros nordestinos para ocupar o primeiro escalão da Explanada dos Ministérios. Em 2015, Dilma nomeou dez nomes do Nordeste para o comando de ministérios e outros três titulares que, apesar de terem nascido em cidades da região, zeram carreira política em outros Estados.

Aldo Rebelo foi destaque nos governo de Lula e Dilma, passando pelo comando do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Defesa, além do Esporte na Era Dilma, e no governo Lula, foi ministro de Relações Institucionais, entre 2004 e 2005.

Já na Era Temer, Marx Beltrão assumiu Turismo, Maurício Quintella Lessa, os Transportes, e Rosinha da Adefal, como secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça.