Política

Sociólogo Adalberon Sá Júnior é o mais novo cidadão honorário de Maceió

Adalberon foi agraciado com o título conferido pela Câmara Municipal

Por Câmara Municipal de Maceió 12/12/2018 08h08
Sociólogo Adalberon Sá Júnior é o mais novo cidadão honorário de Maceió
Adalberon Sá Júnior é o mais novo cidadão honorário - Foto: Assessoria

O sociólogo e atual Secretário de Planejamento de Palmeira dos Índios, Adalberon Sá Júnior, recebeu, nesta terça-feira (11), o Título de Cidadão Honorário de Maceió, durante sessão solene na Associação Comercial, em Jaraguá. A honraria foi conferida por iniciativa do vereador Dudu Ronalsa (PSDB) e aprovada por unanimidade do Plenário da Câmara Municipal de Maceió. Familiares, amigos e políticos compareceram à solenidade para prestigiar o homenageado.

O Senador eleito e atual Deputado Estadual, Rodrigo Cunha (PSDB), o Vice-Prefeito de Palmeira dos Índios, Márcio Henrique de Carvalho e o ex-deputados estaduais Alberto Sexta-Feira e Judson Cabral, também prestigiaram a homenagem, dentre outros convidados.

Marcio Henrique, vice-prefeito de Palmeira, destacou a trajetória do homenageado, que saiu de Palmeira e ganhou notoriedade ocupando espaços importantes na Capital e no Estado, relembrando seus trabalhos na Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria de Estado da Paz e registrou o trabalho do homenageado, atualmente no Governo Municipal. "Adalberon tem dado hoje uma importante contribuição para a gestão púbica. A luta minha e do prefeito Júlio Cezar de construir uma nova cidade, passa pelo trabalho que ele tem feito junto ao Governo.  Você é um instrumento muito importante na transformação que estamos fazendo na Cidade. Parabéns ao Vereador Dudu Ronalsa por reconhecer e mostrar a sociedade que nós temos pessoas com a capacidade de fazer gestão púbica com responsabilidade com o povo", disse.

O Deputado Estadual e Senador eleito Rodrigo Cunha, também ressaltou a trajetória e o perfil técnico do homenageado e falou sobre o trabalho realizado por ele à frente das políticas de prevenção a violência e das políticas sobre drogas no Estado. "Conheço o Adalberon há muito tempo, e posso dizer que ele é uma referencia no Estado de Alagoas, de competência técnica e política. Ele traz no seu DNA o amor pela sua terra de Palmeira dos Índios e todos os que o conhecem com certeza ficam felizes pela homenagem e pelo reconhecimento que a Cidade de Maceió, através da Câmara de Vereadores e do Vereador Dudu Ronalsa estão lhe concedendo hoje.  Aproveite esta oportunidade também para abrir os seus horizontes, porque você ainda tem muito a colaborar com esse Estado de Alagoas. Já colaborou quando atuou nessa vertente que se relaciona com a segurança pública e com o acolhimento de pessoas usuárias de drogas, que guarda uma relação direta com a violência. Lá você fez um trabalho e deixou sua marca. Está fazendo um trabalho na administração de Palmeira, onde  também está deixando sua marca e eu tenho certeza que será assim por onde você passar, disse.

Cidadania
Em sua fala, o vereador Dudu Ronalsa saudou os presentes e destacou o trabalho realizado por  Adalberon na Secretaria de Estado e as razões que o levaram propor o título de cidadão para o sociólogo. "Meu reconhecimento é pelo trabalho que você fez à frente da Secretaria da Paz, hoje Secretaria de Prevenção à Violência, do trabalho com as políticas sobre drogas, numa relação muito próxima com a Igreja Católica, onde você também tem uma ligação muito grande. Esse reconhecimento é pelo seu trabalho por Maceió enquanto Secretário, mas também pelo seu trabalho junto à Igreja na Arquidiocese de Maceió, por isso esse título de cidadão honorário. Esta Câmara é quem agradece por ter a oportunidade de está conferindo esta homenagem, porque eu sei do seu trabalho e sei que você ainda vai fazer muito mais pelo nosso Estado. afirmou"

Adalberon Sá Júnior fez um pronunciamento em agradecimento aos presentes, expressou sua gratidão ao vereador Dudu Ronalsa e à Câmara, pela homenagem a ele concedida, e relembrou trabalhos importantes feitos por Maceió, em especial a implantação da Casa de Direitos no bairro do Jacintinho, sendo a segunda do país e que foi instalada em 2014 e as ações de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social por conta do uso abusivo de drogas.

Adalberon agradeceu ainda a todos os que contribuíram com seu trabalho e também a todos que abriram portas e geraram oportunidades para que ele pudesse desempenhar seus trabalhos de forma técnica. Segundo ele, a gestão pública foi um dos presentes que Maceió lhe deu e que se tornou um apaixonado por ela desde a sua primeira experiência de atuação na Secretaria de Saúde de Maceió, onde começou nesta área. "Outro grande presente que Maceió me deu foi a oportunidade de aqui construir minha família com minha esposa e meu filho”, disse.

Falou ainda sobre a importância de uma atuação pautada com foco em resultados na gestão pública e destacou o papel de referência na política que alguns dos presentes simbolizam na sociedade, se referindo ao vereador e deputado eleito Dudu Ronalsa, ao Senador eleito Rodrigo Cunha, ao ex-deputado Judson Cabral e ao vice prefeito de Palmeira, Mário Henrique. “A atuação de vocês é para mim uma inspiração. Permitem a todos nós continuar acreditando  na política enquanto um instrumento para o bem comum”, afirmou.