Saúde

Sesau desmente boato sobre falta de vacinas contra meningite

Outros estados brasileiros estão sofrendo com este problema

Por Marcos Filipe Sousa 14/12/2018 16h04
Sesau desmente boato sobre falta de vacinas contra meningite
Postos de saúde estão abastecidos com vacina contra a meningite - Foto: Internet

Notícias nacionais de quem a vacina contra a meningite estava em falta em algumas cidades do país, fez com que boatos começassem a surgir via aplicativo de mensagens, assustando alagoanos. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) desmentiu a fake news e informou que não há falta do medicamento em Alagoas.

A Sesau ainda salienta que a meta de vacinação anual recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% e até novembro deste ano, Alagoas já atingiu 90,60%. Já ados do Ministério da Saúde (MS) apontam que a população brasileira está deixando de ser vacinar. Dados atualizados em Outubro apontam uma caída, com 98,19% em 2015 para 70,43% este ano.

Até o momento foram registrados no país 802 casos de meningite meningocócica com 164 mortes.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.

A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.

Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.