Turismo

Secretaria organiza uso da faixa de areia por ambulantes

Por Ascom Semscs 14/12/2018 18h06
Secretaria organiza uso da faixa de areia por ambulantes
Secretaria organiza uso da faixa de areia por ambulantes - Foto: Ascom/Semscs

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) segue trabalhando para o ordenamento na orla marítima de Maceió.  A iniciativa atende Ação Civil Pública do Ministério Público Federal (MPF), que fala sobre o ordenamento da orla marítima.

Na manhã desta sexta-feira (14), a equipe de fiscalização organizou o uso dos espaços da faixa de areia. A ação foi desenvolvida após atualização do cadastro e reunião com os ambulantes para orientação sobre práticas de higiene e uso adequado do espaço público.

Como parte do trabalho, os ambulantes começaram a ser organizados, de acordo com a proposta de padronização elaborada pela equipe de arquitetura da Semscs, que estabelece a área e quantidade de jogos de mesas e cadeiras permitidos. A medida visa manter espaços livres para permitir que banhistas transitem sem dificuldades no local.

O coordenador-geral de Controle de Atividades no Espaço Público e de Processos Especiais da Semscs, Felipe Davino, explicou a importância do trabalho.  “Após nos reunirmos com os ambulantes, firmamos um acordo visando um bom resultado para todos os envolvidos.  Os espaços foram pré-definidos e, com isso, a orla ficará mais organizada e teremos um verão tranquilo para todos”, frisou.

O ambulante Antônio Carlos da Silva comercializa bebidas e churrasco na faixa de areia da Pajuçara há 26 anos e aprova o ordenamento. “Já era esperado e realmente era necessário que acontecesse. A população de Maceió e nós ambulantes não podemos crescer desordenadamente, o ordenamento é uma necessidade. Eu como ambulante experiente, acredito que essa foi uma boa decisão”, ponderou.

Nesta alta temporada, a fiscalização será reforçada para que o ordenamento na orla seja mantido no padrão acordado com os ambulantes.