Capital

Arrastão da Limpeza leva garis à folia nas prévias carnavalescas

Trabalho será iniciado no Jaraguá, no trecho que receberá os blocos carnavalescos

Por Ascom Slum 22/02/2019 20h08
Arrastão da Limpeza leva garis à folia nas prévias carnavalescas
Arrastão da Limpeza leva garis à folia nas prévias carnavalescas - Foto: Divulgação

As prévias carnavalescas acontecem neste final de semana na capital, com destaque às festas realizadas entre os bairros Jaraguá, Pajuçara e Ponta Verde, onde foliões tradicionalmente desfilam em blocos.  Para garantir a manutenção destes locais, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) programou uma ação estratégica: o bloco Arrastão da Limpeza, que levará garis à folia vestidos com abadá, se divertindo e prestando o serviço à cidade com varrição e lavagem entre as avenidas que receberão a festa.

Titular da Slum, Gustavo Acioli Torres explica que o planejamento de limpeza teve início já nesta sexta-feira (22). “Iniciamos o trabalho no Jaraguá, sobretudo no trecho que receberá os blocos carnavalescos. Amanhã, a partir das 05h, uma equipe com 30 garis voltam ao bairro para recolher os resíduos descartados pelos foliões. No Arrastão da Limpeza, 50 garis farão a manutenção, com varrição e lavagem com carro pipa, incluindo também o recolhimento de lixo na faixa de areia da praia”, diz o gestor.

De acordo com a programação da Slum, o Arrastão da Limpeza também será realizado no domingo, dia 24, após o tradicional Bloco Vulcão, que desfila entre a Pajuçara e Ponta Verde. O bloco com os garis será acompanhado por fiscais da Slum. Mesmo com o planejamento e serviço efetivo, Gustavo Acioli Torres reforça que os foliões devem colaborar com o descarte adequado de resíduos.

“O trecho entre a Pajuçara e a Ponta Verde conta com, em média, 50 lixeiras, a maior parte instalada recentemente. Há também lixeiras nas ruas transversais, além do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), entre o Kanoa e o Lopana, para o descarte de recicláveis. O poder público deve manter a prestação do serviço, no entanto o cidadão também pode colaborar evitando jogar lixo na rua. A cidade é de todos, o dever também”, reforça o superintendente.