Política

Léo Loureiro ressalta a importância de lutar pelos direitos das pessoas com autismo

O parlamentar ressalta a importância do diagnóstico precoce para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por Assessoria 02/04/2019 21h09
Léo Loureiro ressalta a importância de lutar pelos direitos das pessoas com autismo
Léo Loureiro ressalta a importância de lutar pelos direitos das pessoas com autismo - Foto: Assessoria

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado neste 2 de abril, foi o tema abordado pelo deputado estadual Léo Loureiro (PP), durante a sessão ordinária desta terça-feira. Presidente da Federação das APAES do Estado, Léo Loureiro ressalta a importância do diagnóstico precoce para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possam ter mais qualidade de vida e acesso ao tratamento adequado.

“Hoje, se fala numa média de uma criança autista a cada 60 nascimentos. O mundo já começa a identificar como a deficiência do futuro, a pessoa com TEA”, afirmou Léo Loureiro. “Não sabemos como evitar, não tem estudos genéticos, não há forma que possa previnir que uma criança nasça com autismo”, afirmou.

Léo Loureiro informou que ainda não se sabe o número de autistas no Estado de Alagoas, pensando nisso, criou um Projeto de Lei para que um censo seja feito aqui no Estado, com o objetivo de serem criadas políticas públicas específicas para as pessoas com TEA.

Para finalizar sua fala, Léo Loureiro informou que no próximo dia 22, às 15:00, será realizada uma sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa para debater a situação da educação inclusiva para autistas.