Alagoas

Trotes no Samu chegam a quase 40% das ligações no 1°semestre em AL

Nos seis primeiros meses de 2019 o serviço recebeu 251.312 chamadas

Por Marcos Filipe Sousa 09/07/2019 15h03
Trotes no Samu chegam a quase 40% das ligações no 1°semestre em AL
SAMU - Foto: Josival Meneses

Um mau costuma continua sendo praticado no Estado em serviço de utilidade pública. No primeiro semestre deste ano, das 251.312 chamadas recebidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) cerca de 38,96% delas foram trotes.

A porcentagem representa 97.933 ligações que diminuiram se comparado ao primeiro semestre do ano passado, onde das 303.822 ligações, 176.778 foram trotes, uma redução de 44,60%.

O Samu Alagoas informou que vem conseguindo reduzir o número dessas ligações criminosas por meio do projeto de extensão Samu nas Escolas, realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

As ações do projeto acontecem todas as sextas-feiras em colégios da rede pública e privada de ensino de Maceió e tem como público-alvo crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos.

O projeto conta com a participação de alunos de medicina, enfermagem e serviço social, das faculdades da capital, que além de falar sobre os prejuízos dos trotes, também passam noções de primeiros socorros para situações de queimaduras, quedas, fraturas, desmaios, engasgos e choque elétrico.

Outra ação desenvolvida pelo Samu é o projeto "Conheça o Samu", que leva para locais de grande circulação de pessoas noções de primeiros socorros e a conscientização sobre o trote.