Alagoas

Isnaldo Bulhões garante continuidade do Programa do Leite e viabiliza recursos

Atualmente, 80 mil famílias de baixa renda são beneficiadas pelo Governo de Alagoas com a distribuição de leite em todas as regiões do estado

Por Assessoria 16/07/2019 16h04
Isnaldo Bulhões garante continuidade do Programa do Leite e viabiliza recursos
Deputado federal, Isnaldo Bulhões - Foto: Agência Câmara

Os produtores rurais que integram o Programa do Leite em Alagoas voltaram a receber recursos, na última semana, após entraves no repasse financeiro que deve ser realizado pelo Governo Federal ao Governo do Estado, por meio de convênio, para que seja mantida a distribuição do alimento a mais de 80 mil famílias beneficiadas. Os pagamentos estavam em atraso em decorrência de dificuldades na liberação dos recursos por parte do Ministério da Cidadania, no entanto a regularização dos pagamentos foi viabilizada pelo deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB), que interviu junto ao titular da pasta federal, e os repasses estão sendo retomados. 

Segundo explica o deputado, os recursos são repassados ao Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), o que não ocorria desde o início do ano e poderia comprometer a continuidade do programa. Após intervenção de Isnaldo Bulhões em Brasília, incluindo reuniões com o ministro Osmar Terra, o Ministério da Cidadania transferiu recursos e os pagamentos foram retomados na última semana. “O ministro Osmar Terra é um grande parceiro de Alagoas e ao tomar conhecimento da situação mobilizou toda a equipe. Os repasses estão garantidos”, destaca o parlamentar. 

Secretário-interino da Seagri, Silvio Azevedo explica que dois pagamentos foram liberados na última semana correspondentes a uma quinzena do mês de janeiro e outra ao mês de maio. Outras cinco que continuam em atraso serão regularizadas em breve, segundo garantiu o gestor, visto que há R$ 2,5 milhões que devem ser encaminhados ao Estado para pagamento aos produtores rurais – este valor, de acordo com o gestor da Seagri, é o montante necessário para suprir as parcelas em aberto.

“Iniciamos o ano com uma série de dificuldades com a liberação dos recursos no Ministério da Cidadania, no entanto contamos com o apoio e intervenção direta de Isnaldo Bulhões, o que facilita bastante o andamento dos trâmites para o repasse. O deputado federal colabora não somente para que o fluxo volte a seguir normalmente, mas também garantiu uma suplementação no valor do programa com a destinação de recursos necessários até o próximo ano. A intervenção do deputado garantiu a regularização de todos os pagamentos e também a suplementação de 50% em relação ao repasse do ano passado”, disse o gestor estadual.

Silvio Azevedo destaca, ainda, que o parlamentar também contribui com a interlocução entre os órgãos do Governo do Estado, a exemplo da Secretaria da Fazenda, para que os repasses ocorram regularmente. 

Programa do Leite

Atualmente, 80 mil famílias de baixa renda são beneficiadas pelo Governo de Alagoas com a distribuição de leite em todas as regiões do estado, com milhares de pequenos produtores e cinco cooperativas fornecedoras, incluindo a distribuição do leite de cabra.

O Programa fornece quatro litros de leite por semana aos beneficiários inscritos em Alagoas, por meio de 670 postos de distribuição na capital e no interior do Estado, contemplando famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.