Direitos Humanos

Curso de barbeiro vai possibilitar reinserção social de dependentes químicos

Ação da Seprev visa ampliar a qualificação para inserir pessoas atingidas pelas drogas no mercado de trabalho

Por Ascom Seprev 07/08/2019 20h08
Curso de barbeiro vai possibilitar reinserção social de dependentes químicos
Ação da Seprev visa ampliar a qualificação para inserir pessoas atingidas pelas drogas no mercado de trabalho - Foto: Dyego Duarte

A frase estampada na camisa do jovem Darlysson Guilhermino “Toda Vida Tem Esperança” expõe bem o trabalho executado pelas ações da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) por meio da sua Rede Acolhe.

Entre tesouras, máquinas de cortar cabelo e muita força de vontade, o jovem é uma das pessoas que vêm sendo beneficiadas com o olhar humanizado da Seprev. Desde 2018, a pasta vem contribuindo para a reinserção social de alagoanos que tiveram contato com o submundo das drogas e que precisam de uma nova chance para viver longe da do consumo e serem reinseridos na sociedade de maneira efetiva.

Uma dessas iniciativas é a promoção de cursos gratuitos no Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva para Dependentes Químicos de Alagoas, equipamento que promove a capacitação de adictos que concluíram tratamento em alguma comunidade credenciada pela Rede Acolhe e impulsiona assim a recolocação do mercado de trabalho.

Neste sentido, foi iniciado esta semana no local o curso de barbeiro profissional, que tem como objetivo desenvolver técnicas referentes aos fundamentos da beleza masculina, no que cerne ao cabelo e barba, aplicando esses serviços desde um atendimento informal domiciliar aos diversos tipos de salão.

Darlysson, de 27 anos, passou pela Comunidade Acolhedora Fazenda da Esperança Santa Terezinha e projeta - após terminar a qualificação de barbeiro - colocar em prática tudo que aprendeu durante as duas semanas de aulas teóricas e práticas.

“Sempre tive vontade de conhecer a área, mas nunca tive oportunidade por não ter como pagar. Agora, no Centro de Reinserção espero concluir as aulas, pegar meu certificado e montar meu próprio negócio”, planeja o jovem.

A coordenadora de capacitação profissional do Centro de Reinserção Social, Elisa Cristina, explica que os cursos oferecidos pelo equipamento disponibilizam certificados e ajudam assim a turbinar os currículos dos atendidos.

“É de extrema importância porque aqui eles aprendem teoria e prática e podem também montar o próprio negócio, visto que o custo para abrir uma barbearia em casa, por exemplo, não é considerado alto em comparação a outros tipos de trabalho”, ressalta a coordenadora.

Além do curso de barbeiro, no espaço, localizado na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, são ofertados cursos de frentista, pedreiro, pintor, panificação, pizzaiolo, repositor de mercadorias, técnico em vendas, marketing e relações interpessoais e, bem mais do que essas capacitações, os ex-acolhidos melhoram o currículo, aprendem um ofício e passam a ter mais oportunidades no mercado de trabalho.