Cultura

Bárbara Paz conquista prêmio de Melhor Documentário no Festival de Veneza

Estreia de Paz na direção de um longa, "Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou" acompanha os últimos anos do cineasta Hector Babenco.

Por Huffpost 08/09/2019 17h05
Bárbara Paz conquista prêmio de Melhor Documentário no Festival de Veneza
Bárbara Paz - Foto: Reprodução

Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, primeiro longa dirigido por Bárbara Paz, ganhou neste sábado (7) o prêmio de melhor documentário sobre cinema no Festival de Veneza 2019.

O filme, que acompanha os últimos anos do cineasta Hector Babenco (1946-2016), já havia conquistado o troféu Bisato D’Oro, concedido por críticos independentes. A nova vitória ocorreu na mostra Venice Classics, criada em 2012, que exibe filmes que tem o cinema como temática.

“Este prêmio é muito importante para o meu país. Precisamos dizer não à censura: vida longa à liberdade de expressão!”, disse Paz em um dos trechos de seu discurso de agradecimento. “Estou muito emocionada e honrada. Hector dizia que fazer filmes era viver um dia a mais. Hector, obrigada por acreditar em mim. Amo-o para sempre”, completou. 

Bárbara Paz foi casada com Hector Babenco de 2010 até a morte do cineasta, em 2016, por parada cardíaca. Ele tinha 70 anos e vinha de uma longa batalha contra um câncer.

Nascido em Mar del Plata, na Argentina, e naturalizado brasileiro, Babenco é lembrado por filmes premiados como Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981) e Carandiru (2003) e O Passado (2007)

Antes de exibir seu filme e ser duplamente premiada no festival, Paz se manifestou em prol da Amazônia no tapete vermelho, posando com um cartaz onde se lia a mensagem “I am Amazônia”.