Educação

Estudante da rede pública de Alagoas se destaca em programa da Google

Apaixonado por tecnologia, Lucas Vinícius, 22 anos, se tornou um especialista do Product Expert

Por Agência Alagoas 24/09/2019 11h11
Estudante da rede pública de Alagoas se destaca em programa da Google
Secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Cecília Rocha, garantiu apoio para que o estudante prossiga em seus projetos - Foto: Ascom Secti

Um jovem alagoano, nascido em Maceió e estudante da rede pública de Alagoas, começa a ganhar o mundo. Apaixonado por tecnologia desde criança, em 2013 conheceu o programa “Product Expert”, da Google, onde pessoas podem dar suporte e tirar dúvidas sobre algum produto da plataforma e participar de fóruns oficiais. 

Lucas Vinicius, 22 anos, terminou o ensino médio em 2016, na escola Estadual Moreira e Silva, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), e, ainda no mesmo ano, recebeu um convite para ir à Califórnia. Ele se tornou o primeiro alagoano a participar de uma conferência oficial da Google. Desde então, o jovem se mantém ativo no programa “Product Expert”. Em outubro estará indo a Berlim, na Alemanha, para mais uma conferência.

“Essas conferências são todas custeadas pela Google.  Em 2017 dei uma palestra sobre o programa. Desde 2013, sou o único alagoano convidado. Depois disso, alguns jovens entraram em contato e se interessaram. Eu me tornei mentor deles, que, agora,  também fazem parte do programa”, explicou Lucas.

O jovem, que pretende cursar faculdade de Ciências da Computação, falou sobre os benefícios de participar de um projeto tão grande e de como a tecnologia pode levar a pessoa além. 

“Pretendo continuar divulgando o programa e monitorando, quando necessário, mais conterrâneos para que possam ter essa experiência que tive/tenho. Graças ao programa da Google também aprendi Inglês, já que todas reuniões, materiais e eventos são em inglês. Sem dúvida foi um grande passo para meu futuro”, relatou Lucas. 

 A secretária de estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Cecília Rocha, esteve com o estudante e garantiu apoio para que ele siga adiante. “Ficamos orgulhos com histórias como essa, mostra que nossos jovens têm muito potencial e é nosso papel incentivá-los”, disse a secretária.