Meio ambiente

Mutirão de limpeza recolhe resíduos de petróleo em Jequiá da Praia

A região turística de Barra de Jequiá não foi afetada

Por Assessoria 16/10/2019 09h09
Mutirão de limpeza recolhe resíduos de petróleo em Jequiá da Praia
Mutirão de limpeza foi realizado nesta terça-feira (15) - Foto: Assessoria

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram mais de 150 localidades em todos os estados. Jequiá da Praia também foi afetada com pequenas manchas numa grande extensão de praia, tendo a maior concentração no povoado de Lagoa Azeda. 

A prefeitura através da secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou nesta terça-feira (15) um grande mutirão de limpeza na praia com a apoio da população.  De acordo com a secretária da pasta, Luana Spotorno, foram encontradas pequenas manchas de petróleo em uma grande extensão de costa.

“Estamos atuando com uma equipe de monitoramento diário em toda a extensão de praias do município, na primeira baixa mar do dia. Este trabalho nos permite saber com exatidão onde tem maior incidência de manchas, para então enviar a equipe de limpeza e realizar a retirada do material”, explica Luana. 

A prefeita Jeannyne Beltrão participou do mutirão e informou que a praia de Barra de Jequiá não foi atingido. Já a praia de Lagoa Azeda que possui atividade de pesca está sob monitoramento, assim como toda nossa faixa litorânea”, afirmou a prefeita. 

Em demais estados do Nordeste o fenômeno tem afetado a atividade turística, a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas. 

Diante de muitas especulações, a origem do material poluente ainda está sob investigação. Em Jequiá da Praia o monitoramento é constante para sanar e controlar qualquer resíduo que venha aparecer na faixa de Praia.