Meio ambiente

Hospital atende 17 voluntários que tiveram reações após contato com óleo em Pernambuco

Segundo Secretaria Municipal de Saúde, notificações começaram na sexta (18), um dia após aparecimento das manchas. Militares foram atendidos pela Marinha.

Por G1 24/10/2019 15h03
Hospital atende 17 voluntários que tiveram reações após contato com óleo em Pernambuco
Funcionários da Prefeitura de Tamandaré, no estado de Pernambuco, trabalham na retirada de óleo da praia dos Carneiros, nesta sexta-feira (18) - Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO

Dezessete voluntários que ajudaram a remover óleo de praias de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, foram atendidos no hospital com sintomas provocados por reação ao produto. Entre eles estavam: dor de cabeça, enjoo, vômitos, erupções e pontos vermelhos na pele.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as notificações começaram a ser feitas na sexta-feira (18), um dia depois de as manchas chegarem ao município.

O diretor clínico do Hospital Osmário Omena de Oliveira, Marcello Neves, informou ao G1, por telefone, nesta quarta-feira (23), que foram registrados dois tipos distintos de reação ao óleo que contaminou as praias.

Sessenta por cento dos atendimentos, segundo ele, foram de paciente com problemas de pele, por causa do contato com a substância. “Nesse caso, as pessoas tiveram dermatite de contato, apresentando coceiras e feridas na pele, além de dor de cabeça”, declarou.

Os outros 40% dos pacientes tiveram reações por inalar os gases que saem do óleo, de acordo com o médico. “Eles também tiveram dor de cabeça e apresentaram enjoos, que é um sintoma diferente”, comentou.

Neves disse também que todos os pacientes foram tratados com medicações específicas para cada caso. “Quem chegou com as reações cutâneas, tomou corticoides, por exemplo, e fez hidratação”, comentou.

Saúde

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, até esta quarta, tinam sido notificados 16 casos de intoxicação, sendo 15 em São José da Coroa Grande e um em Ipojuca, no Grande Recife.

Ainda de acordo com a pasta, todos os casos apresentaram sintomas leves, como vômito, náusea e ardência nos olhos, "sem a necessidade de uma atenção de maior complexidade".

A secretaria informou, ainda, que o protocolo de atendimento para estes casos recomenda o tratamento de acordo com a sintomatologia clínica. O estado ressalta, no entanto, que entre os casos notificados há alguns que não estão relacionados diretamente ao óleo, mas ao uso de solventes para a retirada do produto.

A secretaria recomenda que as pessoas devem evitar o uso de solventes, como querosene, gasolina, álcool, acetona e tinner, para remoção do petróleo achado nas praias. É indicada a utilização de óleo de cozinha (óleos de origem vegetal), ou outros produtos contendo glicerina ou lanolina.

Também, por meio de nota, o governo informou que, desde o início da semana, enviou recomendações aos serviços de saúde sobre a necessidade da notificação imediata dos possíveis casos de intoxicação apresentados por pacientes após o contato com o produto que atingiu as praias.

A nota informativa, diz a secretaria, foi enviada às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e à rede de assistência de cada região, alertando sobre sinais e sintomas característicos da intoxicação exógena, além de outras recomendações.

A orientação é que as unidades de saúde e profissionais que atuam nos serviços façam a notificação de forma imediata, por meio da ficha de notificação, seguindo o fluxo de rotina que já se realiza junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para este tipo de evento.