Meio ambiente

Manchas de óleo voltam a atingir praias do Rio Vermelho, Stella Maris e Corsário, em Salvador

No Rio Vermelho, faixa de areia e pedras amanheceram com fragmentos da substância neste domingo (3). Limpurb trabalha no local.

Por G1 03/11/2019 11h11
Manchas de óleo voltam a atingir praias do Rio Vermelho, Stella Maris e Corsário, em Salvador
Manchas de óleo voltam a atingir a praia do Rio Vermelho, em Salvador - Foto: Luana Assiz/TV Bahia

As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste voltaram a aparecer nas praia da Paciência, Buracão, Stella Maris e Corsário, em Salvador, na manhã deste domingo (3).

Segundo a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), em Stella Maris e na praia do Corsário, que fica entre os bairros de Pituaçu e Boca do Rio, foram achadas pelotas da substância.

Já nas praias da Paciência e Buracão, que ficam no bairro do Rio Vermelho, fragmentos do óleo foram encontrados na areia e nas pedras das localidades. Equipes da Limpurb trabalham nos locais.

Do primeiro dia que o óleo tocou o litoral de Salvador até agora, foram retiradas mais de 110 toneladas das praias da capital. Só de sexta-feira (1º) até esta manhã, foram 8,2 toneladas.

Neste fim de semana, as áreas mais afetadas foram Ondina, Amaralina, Corsário, Pituba, Praia do Flamengo, Stella Maris, Paciência e Ipitanga. Só no sábado (2), cerca de 4,5 toneladas de óleo foram removidas desses pontos.

Proporcionalmente ao tamanho da área, o Rio Vermelho foi a praia mais afetada: 1,2 toneladas só no sábado. A maior dificuldade da Limpurb é tirar o óleo das pedras.