Meio ambiente

Turista fica com manchas no corpo após banho de mar na Bahia

Neste fim de semana as manchas de óleo chegaram ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos

Por Catraca Livre 04/11/2019 08h08
Turista fica com manchas no corpo após banho de mar na Bahia
Turista mostra manchas no corpo após se banhar mar de Ilhéus, no sul da Bahia - Foto: Catraca Livre

Um turista mineiro ficou com manchas no corpo após se banhar na praia de Corurupe, em Ilhéus, no sul da Bahia, no sábado, 2.

Em entrevista ao G1, Anderson Gabriel, 38 anos, contou que caminhava sozinho na praia quando decidiu tomar um banho de mar. O turista conta que ficou dentro da água por cerca de 40 minutos e saiu quando o corpo começou a arder.

A Vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus investiga se o caso do turista tem relação com as manchas de óleo que atingem o município.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus recomenda aos turistas que entrarem em contato com o óleo. Se houver reação alérgica, ou ingestão incidental, é preciso procurar um posto de saúde mais próximo. Recomenda-se usar água e sabão, fazer fricção mecânica e evitar retirar o produto com soluções tóxicas.

Desde que manchas de óleo cru começaram a atingir o litoral, em agosto, foram retiradas aproximadamente 3,8 mil toneladas de resíduos de óleo das praias nordestinas. 

Todos os estados do Nordeste já tiveram praias atingidas pelo óleo. Novas manchas começaram a atingir o litoral da sul Bahia nos últimos dias.