Alagoas

Animal morto é encontrado em alimento para reeducandos em Maceió

O caso será investigado

Por 7Segundos 23/11/2019 14h02
Animal morto é encontrado em alimento para reeducandos em Maceió
Rato morto - Foto: Cortesia

Na manhã deste sábado (23), um rato morto foi encontrado em meio aos alimentos destinados aos presos penitenciários e reeducandos do Sistema Prisional de Maceió.
Segundo informações o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen/AL), Kleyton Anderson, o rato foi encontra em uma certa quantidade pães que seriam entregue aos servidores e presos.
Ainda não se sabe como o animal foi parar entre os pães. Os alimentos entregues no sistema são oferecidos pelo Governo do Estados e preparados na padaria do sistema prisional.
Em nota o vice-presidente do Sindapen/AL, falou sobre o caso.
Confira a nota na íntegra: 

Mais uma vez se mostra insustentável o servidor comer da alimentação feita pelo Estado.

Reiteradas vezes mostramos imundices e nojeiras como a dessa vez, onde um rato morto amanheceu entre os pães e que foram entregues agora pela manhã deste sábado aos servidores de um presídio da capital.

Esperamos que o Estado cumpra o acordado e que no começo do ano, se inicie o pagamento do auxílio alimentação para que o próprio servidor compre sua alimentação.

Não admitiremos mais ser tratados como lixo. Pois trabalhamos com excelência e entregamos ao governo o melhor sistema penitenciário do país, mesmo diante de tantas dificuldades como exemplo o baixo efetivo.

Kleyton Anderson 
Vice-Presidente 
SINDAPEN”.

Além do vice-presidente, a Secretaria Estadual de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que irá averiguar o caso. Confira:  

“A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa já apurar de que forma um roedor fora encontrado, na manhã deste sábado (23), entre os pães que seriam distribuídos a reeducandos do Presídio Masculino Cyridião Durval e Silva, em Maceió.

A suspeita é a de que o animal, que se encontrava morto, tenha acessado o recipiente usado na distribuição do alimento durante o procedimento de contagem dos pães, antes do transporte destes à referida unidade prisional.

Como medida preventiva, o setor de nutrição da secretaria suspendeu a distribuição de todos os pães, substituindo-os por biscoitos, de modo que nenhum reeducando deixou de fazer sua refeição matinal.

Outrossim, a Seris esclarece cumprir rigorosamente todos os procedimentos necessários de higienização, manipulação e conservação dos alimentos fornecidos no sistema prisional alagoano, reforçando, dessa forma, seu compromisso com a saúde de servidores e custodiados.”